Escolas estaduais de São Paulo promovem festas juninas com muita tradição
Após dois anos de interrupção, as unidades escolares retomam festa presencial com quadrilha, comida e brincadeiras típicas e muita alegria
- Data: 01/07/2022 14:07
- Alterado: 01/07/2022 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Crédito:Divulgação
As tradicionais festas juninas que acontecem em todo o Brasil voltaram ao calendário das escolas estaduais paulistas após dois anos com restrições devido à pandemia da Covid-19. Com muita comida típica, dança e brincadeiras, cada unidade escolar, à sua maneira, promoveu a típica festa brasileira. Confira:
Festa de Cordel
Na Escola Estadual Claudirene Aparecida José da Silva, na zona sul de São Paulo, os alunos e equipe gestora escolheram o tema do cordel para festejar. Com decoração dentro da temática, a festa foi planejada de forma interdisciplinar. As turmas estudaram a cultura das festas juninas e sua contribuição na culinária, dança, música e manifestações folclóricas.
Além das brincadeiras típicas da festa, como correio elegante, pescaria, tomba lata, argola, rabo no burro e corrida de milho, a escola também trouxe novidade com uma barraca de selfie. À noite, uma banda local se apresentou com músicas tipicamente juninas.
Festa com comédia
Em Boracéia, a festa junina da Escola Estadual Professora Edir Hellen Sgavioli Faccioli contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre alunos e funcionários. Além da decoração, barraquinhas de pipoca, algodão doce e comidas típicas, o evento contou com a presença da atriz e comediante Priscila Menuci com um almoço junino como encerramento da eletiva de teatro.
A comediante já tinha participado da eletiva no ano passado, quando relatou um pouco da sua vida e perspectivas na área artística, mas a visita ficou para este ano por conta da pandemia. “Os alunos ficaram bastante empolgados, essa foi a primeira festa junina presencial, e ainda teve a presença da atriz que foi muito atenciosa com todos”, afirmou a diretora Andreia Scuteri.
Festa Julina
Continuando as festividades no mês de julho, o CEEJA Professor Luiz Carlos Romazzini, no Guarujá, prepara um grande Arraiá para o dia 1º. O festejo não deixa de fora nenhum elemento junino, como quadrilha, comidas típicas, barraca de doces e brincadeiras.
“É extremamente importante ofertar esse tipo de atividade curricular, principalmente na educação de jovens e adultos. O evento será aberto a toda comunidade escolar e os estudantes poderão convidar seus familiares para o nosso Arraiá. Não tenho dúvidas quanto ao sucesso da festividade, tudo está sendo preparado com muito carinho”, comentou o diretor Fabrício César Heleno Santos.
Também nesta sexta-feira (1), a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, realiza a sua festa para os estudantes. O evento contará também com doações de cestas básicas preparadas com prendas arrecadadas pelos próprios alunos, que foram envolvidos em todo o processo da festividade julina.
Protocolos de segurança
Em acordo com as orientações das autoridades sanitárias e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em relação à Covid-19, os eventos seguem os protocolos de segurança, que prezam pela higienização e ventilação dos ambientes, além de disponibilizar álcool em gel.