Falando de Transportes e Transportadoras – Van ou foguete?
Foi apresentada no tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, a Ford Pro Electric SuperVan, quarta geração da linha de vans de ultra-alta performance. Com cerca de 2 mil cavalos, acelera de zero a 100 km/h em menos de dois segundos e chega a mais de 300 km/h. Desenvolvida como protótipo pela Ford […]
- Data: 28/06/2022 12:06
- Alterado: 17/08/2023 01:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Ford Pro Electric SuperVan
Crédito:Divulgação
Foi apresentada no tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, a Ford Pro Electric SuperVan, quarta geração da linha de vans de ultra-alta performance.
Com cerca de 2 mil cavalos, acelera de zero a 100 km/h em menos de dois segundos e chega a mais de 300 km/h. Desenvolvida como protótipo pela Ford Performance e pela Stard, especializada em carros elétricos de competição, na Áustria, a SuperVan é uma vitrine das tecnologias de eletrificação e conectividade já oferecidas na linha Transit, levadas ao extremo para o mundo das pistas.
Para mostrar do que ela é capaz, o francês campeão Romain Dumas a comandará na famosa prova de subida de Goodwood. A Ford Pro Electric SuperVan é equipada com quatro motores elétricos, tração integral, bateria de 50 kWh com refrigeração líquida e um sistema especial de controle. O seu chassi, desenvolvido especialmente para as pistas, é baseado na E-Transit, primeira versão elétrica da van mais vendida da Europa.
A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, oferece vários serviços conectados que ajudam a aumentar a produtividade da Transit em operação normal. Na SuperVan, a transmissão de dados em tempo real e o gerenciamento remoto servem também para elevar ao máximo a performance do veículo. “Como nos carros de competição modernos, os engenheiros podem usar os dados em tempo real para otimizar o seu desempenho”, explica Mark Rushbrook, diretor-global da Ford Performance Motorsports.
O pacote eletrônico inclui controle de tração e de partida, limitador de velocidade para “pit-lane” e frenagem regenerativa de três estágios para recarregar a bateria – similar à usada na E-Transit. Em baixa velocidade, o modo “Eco” aumenta a eficiência do motor, maximiza a frenagem regenerativa e corta a tração no eixo traseiro. O botão E-Boost aumenta a potência e o torque instantâneos para velocidade máxima.