Campanha “Eletrônico Não é Lixo” orienta sobre descarte correto de eletroeletrônicos
Estima-se que mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados no Brasil por ano e menos de 3% é reciclado
- Data: 22/06/2022 09:06
- Alterado: 22/06/2022 09:06
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Crédito:Marcello Casal Jr / Agência Brasil
A partir desta quarta-feira (22), parte das estações do Metrô recebem coletores da campanha “Eletrônico Não é Lixo”. para descarte de equipamentos eletroeletrônicos de pequeno e médio porte e de pilhas em fim de vida útil.
Até o próximo dia 30, os passageiros poderão utilizar estas caixas coletores nas estações Santa Cruz e Tucuruvi, na Linha 1-Azul; Tamanduateí, Ana Rosa, Paraíso e Consolação, na Linha 2-Verde; Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha; e Vila Prudente, na Linha 15-Prata.
Esta campanha é uma iniciativa da Grenn Eletron, gestora para Logística Reversa de equipamentos eletroeletrônicos. O objetivo é conscientizar sobre a importância do descarte ambientalmente correto e reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos como celulares, computadores, aparelhos de som, fones de ouvido, gravadores e pilhas descarregadas, entre outros.
De acordo com a Grenn Eletron, milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartadas incorretamente no mundo e a quantidade cresce a cada ano. Só no Brasil, estima-se que seja gerado mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico, sendo que menos de 3% é reciclado.
Quando descartados no lixo comum, esses produtos podem trazer consequências negativas para o planeta e ao ser humano. Se depositados no lugar certo, a reciclagem desses produtos permite a recuperação e reutilização de vários materiais, como plástico, vidro, ouro, prata e muitos outros, além de garantir a destinação ambientalmente segura do que não pode ser recuperado.