Museu de Arte Moderna de São Paulo exibe “Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto”

A exibição do documentário é uma iniciativa do Instituto Rubens Gerchman. É a primeira vez que o filme é exibido de forma livre e gratuita em São Paulo

  • Data: 20/06/2022 10:06
  • Alterado: 17/08/2023 02:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Museu de Arte Moderna de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo exibe “Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto”

Museu de Arte Moderna de São Paulo exibe "Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto" em comemoração aos 80 anos de nascimento do artista

Crédito:Divulgação

Você está em:

No dia 25 de junho, sábado, às 16h, o Museu de Arte Moderna de São Paulo exibe o filme Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto, no auditório Lina Bo Bardi, pela primeira vez de forma livre e gratuita na capital paulista. Com direção de Pedro Rossi e consultoria de Clara Gerchman, a produção destaca um período entre os anos de 1963 e 1978. A exibição do documentário faz parte de uma iniciativa do Instituto Rubens Gerchman, que também apresentou o filme no MAM do Rio de Janeiro no mês de maio.

O documentário retrata a criação artística e atuação política de Rubens Gerchman, artista plástico brasileiro ligado a tendências vanguardistas como o psicodelismo, movimento de contracultura que enfatiza o alcance de outros aspectos do subconsciente no desenvolvimento da arte, e ligado também à pop art. “Um país é também feito de símbolos que são permanentemente atualizados. Rubens Gerchman e seus companheiros de geração entenderam isso desde muito cedo. Neste bom combate buscaram mostrar que, como diria o crítico Frederico Morais, é possível fazer da nossa precariedade um valor”, comenta o diretor Pedro RossiA exibição homenageia o artista que completaria 80 anos em 2022, trazendo à tona a importância de sua obra no contexto nacional. “O Gerchman está entre os protagonistas da arte brasileira nos anos 70. O filme mostra não apenas a atuação dele, mas também conta a história da arte experimental e sua relação com o contexto político e social”, comenta Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo.

Os ingressos são gratuitos. Para assistir a exibição do documentário é necessário realizar a inscrição pelo link.

Sinopse

Um país não é construído apenas com indústrias, ferrovias e um plano econômico. Um país se constrói também com imagens. O artista plástico Rubens Gerchman entendeu isso muito bem e criou uma série de ícones e cenas que falam da realidade brasileira, fazendo da nossa precariedade um valor.

Compreendido entre os anos de 1963 e 1978, o documentário Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto retrata a criação artística e a atuação política de uma geração que soube criar imagens daquele Brasil que se tornava urbano e experimentava os mais duros anos da sua vida política.

Serviço

Exibição do Filme Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto

Data: 25 de junho, sábado, às 16 horas

Local: MAM São Paulo | Auditório Lina Bo Bardi

Capacidade: 200 pessoas

Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)

Telefone: (11) 5085-1300

Ingresso: Gratuito, é necessário se inscrever aqui.

Compartilhar:

  • Data: 20/06/2022 10:06
  • Alterado:17/08/2023 02:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Museu de Arte Moderna de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados