Falando de Transportes e Transportadora – Upgrade tecnológico
A alemã ZF desenvolve sistemas automotivos para o setor de transportes rodoviário de carga e passageiros, que estão disponíveis para todos os mercados globais, inclusive no Brasil. Um dos destaques recentes da empresa é a transmissão modular TraXon, a mais nova geração de transmissões automatizadas que equipa os caminhões mais avançados do planeta. Desde 2020, […]
- Data: 14/06/2022 11:06
- Alterado: 17/08/2023 02:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Transmissão ZF TraXon com Intarder integrado
Crédito:Divulgação
A alemã ZF desenvolve sistemas automotivos para o setor de transportes rodoviário de carga e passageiros, que estão disponíveis para todos os mercados globais, inclusive no Brasil.
Um dos destaques recentes da empresa é a transmissão modular TraXon, a mais nova geração de transmissões automatizadas que equipa os caminhões mais avançados do planeta. Desde 2020, são produzidas na unidade industrial da ZF em Sorocaba (SP) cerca de três mil unidades dessas transmissões por mês, que atendem a demandas tanto do mercado interno quanto do externo.
A partir de julho, inicia-se a produção da TraXon com Intarder integrado em Sorocaba. Segundo a ZF, trata-se do retardador mais leve do mercado, o mais robusto e um dos mais potentes, gerando força de até 600 KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo.
Além de elevar a vida útil dos freios, o Intarder contribui para reduzir a emissão de partículas no ambiente – lonas ou discos, quando intensamente utilizados, lançam inevitavelmente milhões de partículas na atmosfera. “Por sua alta potência, o Intarder, em conjunto harmonioso com as transmissões da marca, é capaz de controlar, reduzir e, até mesmo, parar um caminhão pesado completamente carregado, em descida de serra, sem que seja necessário qualquer auxílio do sistema convencional de freios. É um sistema que reduz os impactos ambientais e, igualmente, os custos de manutenção”, explica Silvio Furtado, líder de negócios da Divisão de Sistemas de Controle para Veículos Comerciais da ZF América do Sul.
A ZF também está se preparando para produzir no Brasil a transmissão automatizada 9AS EcoTronic, oriunda da transmissão mecânica de 9 marchas. Soluções em eletrificação estão no radar da ZF para o mercado brasileiro. O AVE AxTrax, um eixo de tração elétrica, que pode ser combinado com as configurações de célula híbrida e combustível ou ser alimentado por bateria, estará homologado para produção em série no Brasil a partir de agosto.