Feira Noturna de Diadema ganha barraca de orgânicos
A venda já está acontecendo e os produtos vêm do Vale do Ribeiro e são cultivados por famílias quilombolas
- Data: 13/06/2022 20:06
- Alterado: 13/06/2022 20:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Dino Santos / PMD
A Feira Noturna da Praça da Moça começou vender, regularmente, produtos sem agrotóxicos. Todas as quintas-feiras uma barraca da Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale) trazem alimentos da agricultura familiar para ser comercializados na única feira que funciona à noite no município.
São frutas, legumes, verduras e grãos que são plantados sem aditivos químicos e, portanto, alimentos saudáveis que ajudam manter a saúde de quem os consome. Tem, ainda, os produtos artesanais – doces, farinha de mandioca, mel, bananas chips e geleias, entre outros – feitos por famílias da região.
O secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio, explica sobre a importância da venda dos produtos no ponto de economia. “Nos conversarmos com os agricultores, fizemos uma experiência de venda no local, e os agricultores viram ser possível a comercialização. Essa articulação entre o campo e cidade é muito importante, porque, além de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, ela gera trabalho e renda aos produtores e ainda estimula a alimentação saudável”, disse.
Para Mariana Baptista Giroto, consumidora de orgânicos há mais de dez anos, a venda dos produtos na feira da Praça da Moça é uma forma de democratizar o acesso e o consumo. “Eu trabalho em Diadema e quando soube da venda fui na feira noturna fazer uma compra e gostei muito. O preço é ótimo, bem mais em conta que dos supermercados e, além disso, por ser naturais, as frutas, verduras e legumes têm mais durabilidade”, declarou.
Outro aspecto positivo ressaltado por Mariana é que por ser cultivados sem agrotóxicos os orgânicos previnem doenças. “Depois que passei a consumi-los fiquei menos gripada”, revelou.