Memorial da América Latina e AICA promovem webinário sobre a Semana de Arte Moderna
“Repercussões da Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil no cenário cultural regional: revisão 100 anos depois” será transmitido ao vivo, no dia 30 de junho, às 17h
- Data: 13/06/2022 09:06
- Alterado: 13/06/2022 09:06
- Autor: Redação
- Fonte: Memorial da América Latina
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Memorial da América Latina, por meio do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), promove, no dia 30 de junho, um webinário para discutir a Semana de Arte Moderna brasileira e sua repercussão na América Latina. O evento é uma parceria do Memorial com as seções latino-americanas e do Caribe da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), com apoio do PROLAM- Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da USP, da ABCA- Associação Brasileira de Críticos de Arte e do Centro Cultural da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB), de Caracas.
O evento “Repercussões da Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil no cenário cultural regional: revisão 100 anos” integra um ciclo de webinários da AICA Internacional, criado para divulgar as atividades que envolvem interfaces entre as entidades de diferentes países – são 67 seções no mundo todo.
Participam do webinário do próximo dia 30 de junho os professores e críticos de arte: Tadeu Chiarelli, pelo Brasil; Maria Luz Cárdenas, pela Venezuela; e Cecilia Rabossi, pela Argentina – todos membros da Associação Internacional de Críticos de Arte.
O evento será em espanhol, com tradução simultânea para o português.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de junho. As vagas são limitadas.
Para participar do evento, é necessário se inscrever pelo link: https://forms.gle/9FZNvxCm76rr9o9E9. Haverá emissão de certificados para participantes.
Sobre os palestrantes:
Tadeu Chiarelli
Graduado em Educação Artística, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo. É professor sênior e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais. Foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) e diretor geral da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Tem livros publicados sobre Arte e Crítica de Arte no Brasil. É curador independente e assina uma coluna no website da revista Arte!Brasileiros. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte.
Maria Luz Cárdenas
Socióloga com pós-graduação em Filosofia. Desenvolveu uma carreira profissional como investigadora, curadora e gerente de museus de arte na Venezuela, como o Museu de Arte Contemporânea Sofía Imber, Museu de Belas Artes e Galeria de Arte Nacional. Também atuou como docente na Universidad Católica Andrés Bello, Universidad Central de Venezuela, entre outras. É presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte/AICA Venezuela e autora de numerosas curadorias de exposições e ensaios sobre arte contemporânea em publicações e revistas especializadas.
Cecilia Rabossi
Licenciada em Artes pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. É curadora independente e desenvolve investigações, produção e curadoria de exposições na Argentina e no exterior. É secretária geral da AACA (Associação Argentina de Críticos de Arte) e membra do GEME (Grupo de Estudo sobre Museu e Exposições). Integra a equipe de docentes do mestrado em curadoria da UNTREF. Atuou na área de programação geral do Museu de Arte Moderna. É autora de livros e artigos sobre arte argentina e latino-americana. É membro da Associação Internacional de Crítics de Arte.
SERVIÇO:
Repercussões da Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil no cenário cultural regional: revisão 100 anos depois
30 de junho, às 17h
Transmissão pelo Zoom (link enviado antes do encontro para os inscritos)
Inscrições até 22 de junho pelo endereço: https://forms.gle/9FZNvxCm76rr9o9E9
Evento gratuito
Vagas limitadas
Emissão de certificados para inscritos.