CPTM fará exercício simulado de emergência na madrugada de 10/06 na Estação Tatuapé
A partir de 1h45, cerca de 25 pessoas participarão de exercício simulado conforme instrução técnica do Corpo de Bombeiros para garantir a integridade física de passageiros e colaboradores
- Data: 09/06/2022 09:06
- Alterado: 09/06/2022 09:06
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
A Estação Tatuapé, que atende as Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, receberá, na madrugada entre quinta e sexta-feira (09 e 10/06) um exercício simulado de incêndio, com o objetivo de preparar colaboradores para atuar nestas emergências, quando vidas estão em perigo e cada minuto conta no socorro às vítimas.
A partir de 1h45, cerca de 25 pessoas, entre brigadistas e equipe de segurança própria e terceirizada farão um treinamento prático conforme instrução técnica do Corpo de Bombeiros de SP, que simula um princípio de incêndio, visando reciclar os procedimentos de atuação da Brigada de Combate a Incêndio, reduzir o tempo de resposta a emergências, padronizar as ações a serem realizadas, testar recursos e equipamentos disponíveis, treinar os brigadistas e equipes para atuação no primeiro combate ao incêndio, retirada de possíveis vítimas na área atingida e primeiros socorros, evacuação de passageiros do sistema de forma rápida e segura, preservando a integridade física das pessoas e do patrimônio público.
Para não afetar a operação e consequentemente a rotina dos passageiros da CPTM, os exercícios são feitos de madrugada, fora do horário de circulação de trens. Desta forma, quando a Estação Tatuapé for reaberta ao público às 4h a simulação já terá sido encerrada.
Os simulados de incêndio são organizados pelo DFHS (Departamento de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho) da GFH – Gerência de Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos, em parceria com os departamentos de estações da GOE (Gerência de Estações), engenharia de estações da GOG (Gerência de Engenharia de Operação) e GOS (Gerência de Segurança), envolvendo dezenas de profissionais. Após o exercício simulado, é feito uma avaliação pelos profissionais do DFHS em conjunto com os brigadistas e órgãos externos (Corpo de Bombeiros / Defesa Civil), identificando os pontos de melhoria e correção das falhas ocorridas.
De 2019 até o momento, foram feitos 44 simulados e existe a previsão de realização em mais 13 estações até o final de 2022. Cerca de 2.300 colaboradores de todas as áreas de operação (estações, segurança e centro de controle) e terceiros já participaram das simulações para atuação em situações emergenciais.