Em SP, parques naturais passam a receber visitas diárias
Abertura integral dos PNMs Sul é a partir desta terça-feira (7)
- Data: 07/06/2022 09:06
- Alterado: 17/08/2023 02:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Parques Naturais Municipais (PNMs)
Crédito:Divulgação
Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar estado de pandemia no dia 11/03/2020, os Parques Naturais Municipais (PNMs) tiveram seu acesso ao público restrito. Entretanto, com o avanço da vacinação e maior controle da Covid-19, após dois anos os PNMs terão a ampliação do seu horário de funcionamento e poderão receber visitantes regulamentes entre terças-feiras até domingos, das 8h às 17h. Nas segundas-feiras serão os dias de manutenção dos parques.
A partir de hoje (07/06), quatro locais abriram seus portões para visitas diárias, sendo eles: Itaim, Jaceguava, Varginha, Bororé. Antes disso, estes Parques estavam abertos em caráter piloto, mas agora poderão ser visitados como já acontece em outro Parque Natural Municipal localizado na zona leste, o Parque Natural Fazenda do Carmo.
Os parques naturais são áreas de suma importância pois resguardam uma rica biodiversidade, inclusive significativos remanescentes de mata atlânticas. Configuram-se como Unidades de Conservação de Proteção Proteção Integral, que permitem apenas o uso indireto de seus recursos naturais, conforme Lei Federal 9985/00. Dentre os seus principais objetivos estão: preservar e recuperar as características dos ecossistemas originais, permitir pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.
Conheça os Parque Naturais Municipais:
PNM Itaim
Criado em junho de 2012, o PNM Itaim tem área aproximada de 470 hectares e está localizado dentro dos limites da APA Municipal Bororé-Colônia, no bairro de Parelheiros. Este é o maior PNM, formado predominantemente por fragmentos de Floresta Latifoliada Ombrófila Densa e possui clima Tropical Atlântico Superúmido de pinheiros (Pinus sp) e eucaliptos (Eucalyptus spp), espécies essas que precisam ser manejadas para restauração com espécies nativas do munícipio de São Paulo. Podem ser observadas inclusive espécies ameaçadas, tais como: cedro-rosa (Cedrela fissilis), samambaiaçu (Euterpe edulis), cambuci (Campomanesia phaea), e a araucaria (Araucaria angustifólia). No parque podem ser observados os bandos de bugios (Alouatta guariba), espécie de macaco ameaçada além de outras, gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) e o gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus). Além disso, outros atrativos que esse local apresenta são: trilha do tatu, trilha do Ribeirão Itaim, bosque do silêncio, área para contemplação de piqueniques e
parquinho infantil.
Local: R. Amaro Alves do Rosário, 2676 – Parelheiros, São Paulo – SP
Data de visitações: a partir do dia 07/06/2022 – Terça-feira a domingo, das 08 às 17h
PNM Varginha
Este local está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na Sub-bacia Billings. O PNM Varginha é formado por remanescentes de Mata Atlântica, matas ciliares, reflorestamento de pinheiro (pinus sp) e brejos, estando cerca de 30 km da região central da capital paulista. Podem ser observadas na região espécies ameaçadas, tais como: cedro-rosa (Cedrela fissilis), samambaiaçu (Dicksonia sellowiana), palmeira-juçara (Euterpe edulis),cambuci (Campomanesia phaea), e a araucaria (Araucaria angustifólia). Na sua fauna, bugios e outras espécies de macacos são comuns de se identificar. O parque também conta com pista para bicicletas, mirante, biblioteca, ATI (academia para terceira idade) e um píer na margem da represa Billings.
Local: Av. Paulo Guilguer Reimberg, 6.200 – Chácara Santo Amaro – Grajaú, São Paulo
Data de visitações: a partir do dia 07/06/2022 – Terça-feira a domingo, das 08 às 17h
PNM Jaceguava
Esse PNM conta com aproximadamente 410 hectares, contribuindo com a compensação de impactos ambientais negativos causados pelas obras do Rodoanel sobre fragmentos florestais de Mata Atlântica. Possui uma cobertura vegetal bastante diversificada, além de seus remanescentes naturais do tipo Floresta Latifoliada Ombrófila Densa (FLOD). Essas variações se dão pelos aspectos físicos e químicos do solo, paisagem, relevo e topografia, que contribui na manutenção de corredores de dispersão de biodiversidade. Para quem for conhecer, o espaço também com a Trilha do Saci e áreas para piqueniques para família.
Local: Av. do Jaceguava, nº 1100 – Bairro Jaceguava – Parelheiros, São Paulo – SP
Data de visitações: a partir do dia 07/06/2022 – Terça-feira a domingo, das 08 às 17h
PNM Bororé
Localizado na Ilha do Bororé, a península próxima a represa Billings conta atualmente com cerca de 80% de sua área útil coberta pela vegetação da Mata Atlântica. O PNM é fruto dos recursos de compensação ambiental referentes ao licenciamento do trecho sul do Rodoanel Mário Covas. Entretanto, devido a ameaça constante, representada pelo processo de crescimento desordenado na faixa de transição entre a frente de expansão urbana do distrito Grajaú e as áreas mais preservadas do extremo sul do município de São Paulo, faz com que a sua proteção seja extremamente importante no sentido de garantir a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e de seus recursos naturais, a exemplo da água que abastece os nossos mananciais. Por fim, dentro do parque existem alguns atrativos e equipamentos: Trilha do Aventureiro e Trilha do Lago e o Píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem.
Local: Estrada das Vieiras, s/n, Bororé, Distrito de Grajaú.
Data de visitações: a partir do dia 07/06/2022 – Terça-feira a domingo, das 08 às 17h
PNM Fazenda do Carmo
O Parque Natural Municipal (PNM) Fazenda do Carmo possui 449 hectares e está localizado na Zona Leste do Município de São Paulo, no âmbito da Subprefeitura de Itaquera e na Área de Proteção Ambiental (APA) Parque e Fazenda do Carmo. Sua flora apresenta cobertura vegetal bastante diversa, formada por matas ciliares, capoeiras, campos, reflorestamento de eucaliptos, brejos e remanescentes de Mata Atlântica, encontrados principalmente nas áreas centrais da unidade. Destacam-se: jacarandá-paulista (Machaerium villosum), copaíba (Copaifera langsdorffii), embaúba-prateada (Cecropia hololeuca) e o cambuci (Campomanesia phaea). Já na sua fauna, foram catalogadas mais de 100 espécies de animais, dentre as quais predominam o bicho-preguiça-de-três-dedos, o caxinguelê e as aves, como o tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata), sanhaçu-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera), papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), borralhara-assobiadora (Mackenziaena leachii), curiango-do-banhado (Hydropsalis anomala), jacuaçu (Penelope obscura). Outros destaques do local são a Trilha da Preguiça, áreas abertas para piquenique e uma biblioteca comunitária.
Local: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera, São Paulo – SP
Data de visitações: a partir do dia 07/06/2022 – Terça-feira a domingo, das 08 às 17h
PNM Cratera de Colônia
O único parque natural que não será aberto ao público possui uma área de aproximadamente 53 hectares. O seu nome é por conta de se localizar no interior de uma cratera formada pelo impacto de um corpo celeste, há cerca de 35 milhões de anos. A Cratera de Colônia é composta por uma várzea central circundada por morros recobertos de vegetação de grande porte que compõem toda a borda da depressão. Dentro da sua flora, já foram registradas 211 espécies vasculares que estão ameaçadas de extinção, como a canela-sassafrás (Ocotea odorifera), cedros (Cedrela fissilis e Cedrela odorata), guapeva (Pouteria bullata), jaborandi (Piper lanceolatum).
Local: Avenida José Lutzenberger (Antiga Estrada Vargem Grande), s/n – Bairro Vargem Grande – Parelheiros – São Paulo/ SP.