Nestlé promove evento no Parque Villa Lobos com atividades lúdicas e educativas
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Companhia promove eventos simultâneos em 16 cidades pelo País
- Data: 03/06/2022 09:06
- Alterado: 03/06/2022 09:06
- Autor: Redação
- Fonte: Nestlé
Crédito:Reprodução/ Governo do Estado de São Pauo
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Nestlé promoverá um evento para toda a família com foco na educação prática e didática sobre reciclagem. A ação será realizada no dia 4 de junho, das 9h às 17h, no Parque Villa Lobos, localizado na Zona Oeste da capital paulista. A iniciativa faz parte da campanha Craques da Seleção, que valoriza o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e convida a população a aprender mais sobre a importância da seleção de resíduos com atividades gratuitas — incluindo oficinas com brincadeiras, reaproveitamento de embalagens, teatro e exposições lúdicas, além de exposições de carroças, histórias de catadores de recicláveis e visitas guiadas pelo parque que serão realizadas por cooperativas, compartilhando conhecimento sobre reciclagem e coleta de materiais.
Com o objetivo de dar visibilidade aos desafios da reciclagem no Brasil e incentivar soluções para apoiar os atores da cadeia, atividades educativas e circuitos também serão realizados em outras 15 cidades do país, entre os dias 4 e 5 de junho. Um cronograma com as cidades participantes e os locais dos eventos estão disponíveis no site da campanha neste link.
“Como companhia, um dos nossos compromissos é promover iniciativas e apoiar a inovação vinculada ao conceito de circularidade, com a reciclagem sendo uma das iniciativas chaves. Entretanto acreditamos que reciclar é uma missão compartilhada entre vários setores: produtivo, poder público e população. Através das ações das nossas marcas, que têm um alcance imenso no Brasil, buscamos impulsionar uma conscientização ambiental e engajar as pessoas sobre mudanças de hábitos vinculadas ao tema, que podem resultar em um mundo mais sustentável para todos e inclusive regenerativo — ou seja, com um impacto positivo num futuro próximo”, afirma Barbara Sapunar, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Branding da Nestlé Brasil.
A Nestlé apoia 8 mil profissionais catadores de recicláveis em mais de mil cidades do Brasil, com expectativa de expandir a parceria com profissionais e cooperativas até o final do ano. A empresa também investirá mais de R$ 8 milhões em projetos de circularidade de embalagens em 2022 e tem o compromisso de reciclar o equivalente a 100% de embalagens inseridas no mercado. Através de inovações, hoje 97% de suas embalagens já são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas.
“A campanha destaca a importância da circularidade, um de nossos pilares no Brasil. Estamos falando em reciclagem e impacto social positivo para nutrir o que faz bem, nutrir a natureza, a relação com as pessoas e a economia circular. Para isso, apoiamos e desenvolvemos parcerias com cooperativas e catadores de recicláveis, gerando melhores condições de trabalho e maior renda a esses profissionais que são agentes fundamentais na jornada regenerativa: eles são responsáveis por aproximadamente 90% da reciclagem no Brasil”, ressalta a executiva.
Desde 2019, a empresa já investiu mais de R$ 15,5 milhões em projetos para ampliar a coleta de materiais no Brasil, garantindo mais de 90 mil toneladas de embalagens recicladas. Hoje, apoia 260 cooperativas de reciclagem no país e trabalha com parceiros estratégicos no setor.
A Nestlé também vem trabalhando fortemente na renovação de embalagens. Entre as mudanças já realizadas estão a substituição de canudos de plástico por canudos de papel no portfólio de bebidas e o uso de 100% das garrafas de iogurte feitas a partir de plástico reciclado — com isso, o equivalente a 87 milhões de garrafas feitas de plástico virgem deixaram de ser produzidas por ano.
A meta da Nestlé é ter 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Nessa trajetória, a empresa já recuperou o equivalente a 26% do material de embalagem inserido no mercado — sendo 40% plástico.
Atividades para o público
O evento contará com a presença de dez marcas Nestlé, que serão responsáveis por realizar diferentes atividades para a público que participar da ação. Nescau promoverá uma experiência educativa em parceria com o projeto Tamar sobre a importância da reciclagem do resíduo pequeno que é o primeiro a ir para os oceanos, enquanto Ninho terá seções de teatro para as famílias, em parceria com o grupo Arte & Manhas, sobre regeneração e sustentabilidade nas fazendas de leites.
Dolce Gusto será responsável por uma exposição sobre o ciclo da reciclagem das cápsulas e contará com um ponto de coleta e brindes para quem levar cápsulas usadas — além de promover degustação do café e do mel da linha Nescafé Origens do Brasil, que apoia e investe na agricultura regenerativa em fazendas de café. Moça, Sorvetes Nestlé e Nestlé Professional irão realizar oficinas para o reuso de embalagens, que serão transformadas em objetos para cozinha, vasos de plantas e brinquedos. A marca Moça promoverá ainda a distribuição de um de seus lançamentos para que o público possa ter um doce momento em casa.
FiberMais estará presente no evento como apoiador da coleta seletiva de latas de aço e tampinhas plásticas. No stand da marca, o púbico poderá encontrar uma forma divertida de entregar suas latas de aço, com um belo arremesso ao gol. Todos os participantes ganharão brindes e amostras de produtos da marca para lembrar do seu gesto de ajuda ao planeta. Além disso, as tampinhas plásticas coletadas serão enviadas à AAMEEP (Associação de Atendimento Multiprofissional e Ensino Especial Profissionalizante), que poderá vender o material e transformar em verba para a compra de cadeiras de rodas.
Os pets também serão bem-vindos no evento. Purina irá promover oficinas para a transformação de sacos de ração em ecobags, que o consumidor poderá utilizar no dia a dia, e oferecerá amostras de produtos e bandanas para cães e gatos.
As pessoas que participarem das ativações ganharão produtos das marcas e o evento contará com diversas degustações de produtos de Nature’s Heart, Nescafé Origens do Brasil e A Iogurteria Nestlé. Para participar das ativações, a pessoa deve salvar nos contatos do aparelho de celular o número do EcoBot Nestlé (11 99714-0849) — robô de conversação para WhatsApp que traz dicas sobre descarte de material reciclável –, que irá gerar um convite para o evento. Ao confirmar a presença, a pessoa receberá um “Passaporte” que deverá ser apresentado no dia da ação para liberar a participação nas iniciativas das marcas.
Por meio da parceria com o Cataki e projeto Carroças do Futuro – Pimp My Carroça, o público poderá vivenciar a experiência do dia a dia de um catador em contato com as carroças de recicláveis e simular o transporte em diferentes tipos de piso, experimentando também uma possível solução para o trabalho deles: as carroças elétricas. Além disso, será realizada uma exposição com histórias de catadores de recicláveis e uma visita guiada pelo parque junto com cooperativas, que irão contar curiosidades e passar informações sobre a reciclagem de materiais.
Serviços
Craques da Seleção em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Data: 4 de junho
Horário: das 9h às 17h
Local: Parque Villa Lobos, Zona Oeste de São Paulo/SP
Mais informações: site oficial da campanha neste link