Museu Afro Brasil encerra duas grandes exposições em junho
Congresso e lançamento de catálogos integram a programação das seis exposições, que permanecem em cartaz no Parque Ibirapuera até o dia 30/6
- Data: 02/06/2022 13:06
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: Museu Afro Brasil
Exposições do Museu Afro Brasil sobre o centenário da Semana de Arte Moderna e o aniversário de SP entram no último mês
Crédito:Divulgação
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, encerra no próximo dia 30 de junho a série de exposições inauguradas entre os dias 25 de janeiro e 25 de fevereiro, em celebração à cidade de São Paulo e ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
Inauguradas em 25 de janeiro, a mostra Arqueologia Amorosa de São Paulo, com curadoria de Emanoel Araujo, é uma homenagem à metrópole, enquanto a exposição Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade, com curadoria de Maria Silvia Barsalini e Emerson Ribeiro, iniciou as comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna no museu. Em fevereiro, as exposições Esse Extraordinário Mário de Andrade, A Volta do Baile da SPAM de Lasar Segall, Os Artistas Modernistas e Os Artistas da Academia somaram-se à programação comemorativa da instituição.
O tríptico Navio Negreiro (1961), do artista Di Cavalcanti, uma das raras pinturas a óleo de autoria do artista pernambucano Cícero Dias e a belíssima tela Religião Brasileira I, de Tarsila do Amaral estão entre as principais obras da exposição “Os Artistas Modernistas”. Já na mostra “Esse Extraordinário Mário de Andrade”, destacam-se a escultura Nossa Senhora das Dores (século XVIII), de Aleijadinho, e os milagres recolhidos por Luís Saia durante a Missão Folclórica de 1938.
Na exposição “A volta do Baile da SPAM de Lasar Segall” o público poderá conhecer um pouco da cenografia produzida pelo artista para os bailes de carnaval da Sociedade Pró-Arte Moderna, na década de 1930, e assistir a uma animação projetada em grandes dimensões.
Como desdobramento do programa de exposições, nos dias 24 e 25 de junho, será realizado, em parceria com o Museu de Música Sacra e Arte Religiosa Padre Jesuíno do Monte Carmelo (Itu – SP), o congresso Jesuíno do Monte Carmelo e Mário de Andrade: entre a arte colonial e o Patrimônio Histórico do território paulista, com participação de especialistas no tema. A programação também contará com um concerto de composições de autoria do Padre Jesuíno e terá regência de Ângelo José Fernandes, professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Completa a programação o lançamento de catálogos referentes às exposições em cartaz.
Serviço
Exposições: “Arqueologia Amorosa de São Paulo”, “Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mario de Andrade”, “Esse Extraordinário Mário de Andrade”, “Os Artistas da Academia”, “Os Artistas Modernistas” e “A Volta do Baile da SPAM de Lasar Segall”
Visitação: até 30 de junho de 2022, das 10h às 17h (permanência até as 18h)
Local: Museu Afro Brasil
Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10/ Estacionamento pelo Portão 3
Ingressos: R$ 15 (meia-entrada R$ 7,50) / Entrada gratuita às quartas-feiras