Boca do Céu 2022 traz contadores de histórias com programação infantil
No dia 4 de junho, sábado, o evento traz atrações voltadas para o público infantil na Oficina Cultural Oswald De Andrade.
- Data: 01/06/2022 12:06
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: Oficina Cultural Oswald De Andrade
Oca - Escola Cultural e Lucilene Silva
Crédito:Divulgação
Boca do Céu 2022 encontro traz uma programação múltipla envolvendo mais de 64 atividades com oficinas, debates e intervenções com foco as heranças de Portugal e dos povos africanos da lusofonia. No dia 4 de junho, sábado, o evento traz atrações gratuitas voltadas para o público infantil na Oficina Cultural Oswald De Andrade. A curadoria é de Regina Machado, professora e referência nos estudos da tradição oral.
9h: Oca-Escola Cultural e Lucilene Silva – Um Encontro Para Brincar
Como num grande quintal, ou rua, brincaremos juntos, crianças e famílias, praticando um repertório variado de músicas e brincadeiras da tradição brasileira, que trazem referências da cultura ibérica.
11h – Marcela Carvalho (RJ) – Contos De Flor E Amor
A flor antes do fruto, o cheiro e o sabor, a travessia de pássaros e o encontro de amor. Com brincadeiras, sonoridades as histórias da tradição oral atravessam os tempos e chegam novas em folha acalentando toda gente!
14h – Ciclistas Bonequeiras – Histórias Gregas em Sinais e Imagens
Aborda clássicos da literatura universal sobre o viés da inclusão, não apenas na forma, através da Libras, como oferecendo versões peculiares de famosas histórias do repertório grego. A plateia de crianças é convidada a interagir durante as apresentações, principalmente em momentos de aprendizado em relação a Libras. O corpo é ferramenta importante de comunicação, inspirados em recursos como Visual Vernacular. O Projeto pretende trabalhar para a inclusão, fazendo com que crianças surdas e ouvintes vivenciem a mesma experiência juntas, sem a necessidade de uma tradução. Outro ganho do projeto é fazer com que a Libras se difunda entre crianças e educadores ouvintes, ensinando alguns sinais e questionando a relação com pessoas surdas.
15h: Oca-Escola Cultural – As Meninas que Sabiam
Conduzido pelos contadores mirins da Oca Escola Cultural, este momento do Boca do Céu trará histórias de meninas que sabiam cantar, brincar, contar e sabiam também comandar o mundo.
Veja a programação completa da Oficina Cultural Oswald De Andrade pelo link.