Centenário de nascimento de German Lorca ganha destaque no site do Itaú Cultural
O site reúne as suas participações em atividades no Itaú Cultural e homenagens que a instituição lhe prestou, como a mostra retrospectiva German Lorca
- Data: 27/05/2022 14:05
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
German Lorca
Crédito:Reprodução Itaú Cultural
No sábado, dia 28, German Lorca completaria 100 anos de nascimento, em São Paulo.
A data e o legado que ele deixou até a sua morte no ano passado, também em um mês de maio, não passam indiferentes no Itaú Cultural. Para marcar e celebrar este dia, o seu site reúne e destaca desde a homenagem que lhe foi feita com uma exposição dedicada à sua obra, até matérias ali publicadas sobre ele e outra mostra que exibiu imagens suas em coletiva organizada pela instituição sobre fotografia modernista na plataforma Google&Arts. Ainda, a contribuição do próprio fotógrafo com depoimento a respeito de seu trabalho e o verbete de Lorca na Enciclopédia.
O fotógrafo chegou ao mundo em 1922, enquanto se engendrava o modernismo no Brasil. Passadas menos de três décadas, já como membro do Foto Cine Clube Bandeirante, conhecido por trazer a modernidade para a fotografia brasileira, tornou-se um dos mais importantes leitores da cidade, imortalizando em imagens os seus hábitos, costumes e transformações. Marcando sete décadas dessa atuação, em 2018 o Itaú Cultural realizou a mostra German Lorca: mosaico do tempo, 70 anos de fotografia. Com curadoria de Rubens Fernandes Junior apresentou a sua trajetória sintetizada em mais de 150 imagens, além de séries e ensaios fotográficos, autorretratos, projeções, objetos e premiações.
Complementando esta mostra e em sinergia com o público, a instituição reuniu participantes inscritos para uma saída fotográfica e propôs a eles que fotografassem as pessoas e as paisagens da cidade. O resultado foi publicado no site e volta a ser disponibilizado. Ali também foi publicado, na ocasião, artigo do jornalista Cassiano Viana sobre o amor de Lorca pela fotografia.
Nesse mesmo espaço virtual e na página de YouTube do Itau Cultural, é possível, ainda, acompanhar um depoimento do fotógrafo, colhido em 2014 pela equipe da instituição. Nele, Lorca fala sobre o próprio processo criativo e a participação no Foto Cine Clube Bandeirante. O seu trabalho também foi exibido, junto ao de outros artistas, na exposição virtual Fotografia modernista brasileira, organizada pela instituição no Google&Arts – plataforma que reúne coleções arte de vários museus e institutos culturais do mundo.
“German Lorca se transforma em saudade” é o título de matéria escrita pela jornalista Amanda Rigamonti, então integrante da equipe de Comunicação do Itaú Cultural, sobre a morte do fotógrafo. “German Lorca já nos trazia a saudade: com suas imagens, tantas emblemáticas, nos levava a revisitar uma São Paulo há muito extinta, com bondes, girafa no meio de avenida e construções que permitiam ver o horizonte. Ele agora se transforma também em saudade – neste sábado, 8 de maio de 2021, o grande fotógrafo de São Paulo faleceu, aos 98 anos”, segue ela no texto que pode ser revisto neste sábado no site da instituição.