Dia Mundial da Bicicleta – Socorro está esperando a turma do pedal
Ponto de apoio, passeios, museu, pista de downhill, descontos em entradas para incentivar o turismo de bike
- Data: 26/05/2022 10:05
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP
Atletas utilizam a pista de downhill na Pedra Bela Vista para treinos
Crédito:VGCOM - ASTUR - SHANE GLEN - @soulpicsphotography
Comemorar o Dia Mundial da Bicicleta, 03 de junho, combina muito com a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo, que defende o turismo em que se aproveita os elementos naturais sem prejudicar o ecossistema. Pedalar é uma ótima maneira de contribuir com a natureza, o bolso e a saúde, já que as bikes são um transporte ecologicamente correto, limpo, sustentável, simples, acessível e agradável para todas as idades.
De fácil acesso, com infraestrutura e lindas paisagens, o município é ideal para pedalar, interagir com o meio, contemplar as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, conhecer lugares, passear e relaxar. Na parte urbana da cidade existem inúmeras atrações culturais, históricas e arquitetônicas. No campo, flora e fauna encantadoras durante o percurso: são mais de 1300km de caminhos rurais, trilhas e estradas de terra.
De olho no público do pedal, a cidade acaba de ganhar o Bartali Bike, um ponto de apoio (e encontro) gratuito para quem curte bike. Acolhedor, o local é ideal para descansar e repor as energias: tem bar temático, ducha fria para ciclista, lava rápido para bike, quadra de areia para prática de esportes, banheiro adaptado, estacionamento, armários, vestiário, área de lazer, shows, etc. Com o lema, “VIVA LA BIKE”, oferece assessoria para traçar a melhor rota de bike, para evitar estradas movimentadas e poder admirar a bela paisagem. Para os organizadores de ciclismo de aventura ou mountain bike é o lugar certo para a concentração. Neste friozinho a sugestão é experimentar os deliciosos caldos e escondidinho de carne seca. O café da manhã para ciclistas sai por R$ 30 por pessoa, à vontade e precisa agendar.
Para quem ainda não tem uma, não tem como levar ou quer comodidade, o Parque Vale das Pedras Espaço Aventura aluga bikes aro 29, com amortecedor e freio a disco hidráulico, por R$ 20 a hora, por pessoa. Além disso, proporciona desafios para os ciclistas com roteiros de altas elevações pela localização privilegiada na Serra da Mantiqueira, como Mirante Pico da Cascavel, Mirante do Serrote e o São Paulo/Minas; ou roteiros para iniciantes, pelo Caminho Turístico Rio do Peixe (Ciclovia Rio do Peixe), Caminho Turístico da Pompéia, ambos com média de duas a três horas; e Centro Histórico e Caminho Turístico do Cristo, com cerca de três a quatro horas. É necessário reservar com antecedência.
Quem curte bike precisa conhecer o trabalho do Bikestory, ainda recente, mas que já faz parte do conjunto de ações do Centro Cultural Movimento, um espaço destinado a resgatar a história do segmento de duas rodas no Brasil. Lá encontrará inúmeras relíquias com muita história, como a icônica Caloi 10 dos anos 70, a Caloi 10 Jovem (para crianças), ambas da década de 1970, e a Caloi 12, uma semiprofissional de corrida de estrada lançada nos anos 80. Também tem a Scott Endorfine usada por Marcio Ravelli, 13 vezes Campeão Brasileiro de MTB, no GP da Suíça, de 1999. As mais antigas? Uma Peugeot de estrada da década de 1930, que está no estado em que foi encontrada. Também estão expostas as Merksuiss dos anos 1920 e a Chezday da década de 1930, bicicletas ditas masculinas e femininas com vários detalhes especiais, como o paralamas traseiro furadinho na lateral, onde era montada uma tela para evitar que o vestido das damas entrasse na roda. Nos anos 70 as curiosas dobráveis Monareta (Monark) e Berlineta (Caloi) que marcaram geração e eram a solução para transportá-las dentro do porta-malas do automóvel.
A Pedra Bela Vista tem uma trilha de downhill, destinada apenas a atletas, que usam para treinar para provas dessa modalidade. A pista é técnica, requer conhecimento da atividade e tem por volta de 3 km. Atletas de fim de semana, que fazem pedal de longa distância, também são bem-vindos no parque. Inclusive a pessoa que chega com bike, não paga entrada. No Saint Sunset Bar também é isento do valor de entrada quem for de bike e capacete. Se marcar o passeio aos sábados a galera do pedal ainda ganha café da manhã.
Os ciclistas também ganham desconto de 10% no café caipira do Rancho Pompéia. A propriedade rural e familiar produz doces, geleias, pães, biscoitos e queijo, todos inclusos no café caipira, que ao todo oferece mais de 20 itens. Focado no resgate das tradições, o objetivo é fazer lembrar aquele sabor da casa da vó, com o bolinho de chuva, bolo de maçã com canela e cuca de maçã e de banana, por exemplo. Tudo isso em uma aconchegante casa estilo colonial. Precisa ser agendado.
Curiosidades: A resolução 72/272 – que estabelece o Dia Mundial da Bicicleta em 03 de junho – foi aprovada em 12 de abril de 2018 na Assembleia Geral da ONU, por obra do professor Leszek Sibilski, pesquisador do esporte, das mudanças climáticas e da adaptabilidade do ser humano. Quando a bicicleta entra no calendário da ONU já ganha mais “peso” e maior apoio para estimular o uso dela contra doenças cardiovasculares e diabetes e a favor de um ar mais limpo, de cidades mais humanas, por exemplo.
Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”. Saiba mais: www.socorro.tur.br