Tatuagem e envelhecimento: Italo Baia fala sobre reações da pele com o passar dos anos
Tatuador deu dicas sobre como manter o desenho preservado
- Data: 19/05/2022 14:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: Italo Baia
Tatuagem
Crédito:Divulgação
Para quem gosta de tatuagem, há sempre uma preocupação a mais com os cuidados e como manter o desenho nítido e preservado, mesmo com o tempo. Com a perda do colágeno e outros componentes do organismo, é certo que pode haver modificações.
O tatuador Italo Baia conta como funciona esse processo:
“Com o tempo envelhecemos e, com as tatuagens, não é diferente. A pele perde colágeno e a elasticidade, aumentando as rugas, além de ficar mais fina, podendo causar borrões e manchas”.
Ele conta que, apesar da baixa procura no Brasil, recebe o público da terceira idade, que busca dar uma diferenciada no visual com desenhos. Segundo Baia, isso é mais frequente em países da Europa e América do Norte.
Os cuidados não diferem tanto dos que pessoas mais novas possuem, como uma boa alimentação e hidratação da pele, porém, é necessário redobrar a atenção em determinados casos.
“A não ser que o cliente possua algum tipo de doença, como a diabetes, por exemplo, a cicatrização é um pouco diferente, por ser algo mais demorado. Fora que o fato da pele estar mais fina, a chance de coagulação sanguínea é maior. Por isso, é importante sempre buscar um bom profissional e ficar de olho em qualquer alteração”, pontua.