Unipar patrocina exposição no Museu Imperial de Petrópolis

Iniciativa está entre os principais projetos de incentivo à arte e cultura patrocinados pela companhia neste ano

  • Data: 19/05/2022 10:05
  • Alterado: 19/05/2022 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Unipar
Unipar patrocina exposição no Museu Imperial de Petrópolis

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Unipar – líder na produção de cloro e soda, e uma das maiores na produção de PVC, na América do Sul – patrocina a exposição Olhar germânico na gênese do Brasil, que será inaugurada no Museu Imperial de Petrópolis no dia 21 de maio. Composta por itens do acervo do Museu e da Coleção Geyer, a exposição tem o maior conjunto de pinturas, gravuras e desenhos de artistas estrangeiros que estiveram presentes em solo brasileiro no século 19.

Conectada com o desenvolvimento sociocultural do país desde sua criação, a Unipar é conhecidamente atuante na valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e memorial do Brasil. Exemplo disso é o acervo da Casa Geyer que foi constituído ao longo das décadas pelos fundadores da companhia e doado para a exposição realizada no Museu Imperial.

Esta relação com a arte faz parte da cultura da Unipar, que tem suas origens eternizadas em um gigante painel pintado pela artista Djanira da Motta e Silva em 1962. A pedido de Alberto Soares de Sampaio, um dos fundadores da companhia, a obra retrata a ousadia e a resiliência da Refinaria União, que deu origem à empresa. “Eu, como representante da sexta geração de empresários da família, sou grato aos meus antecessores pelos seus sacrifícios e empenho de tantos anos, e pretendo dar continuidade ao legado de responsabilidade empresarial e espírito empreendedor herdados de meu bisavô, Alberto Soares de Sampaio, e de meus avós Maria Cecilia e Paulo Geyer. A história dos próximos cinquenta anos deve ser construída dia a dia, comprometidos com nossos acionistas, colaboradores e comunidades de forma a contribuir para a melhoria da vida das pessoas”, afirma Frank Geyer, presidente do Conselho de Administração da Unipar.

Para ratificar a tradição em apoiar a arte e a cultura no país e a diretriz de sustentabilidade da Unipar, neste ano foram investidos mais de R$ 11 milhões, por meio de recursos próprios ou leis de incentivo, em projetos com foco em educação, cultura, esporte e ações sociais que serão realizadas entre 2022 e 2023. “Promover o desenvolvimento humano é um dos objetivos de sustentabilidade da companhia, permeando a evolução de todo o ecossistema, com impacto especialmente nas comunidades do entorno de nossas fábricas” explica Suzana Santos, head de Comunicação da Unipar.

Presente no Museu Imperial entre os dias 21 de maio e 07 de agosto, a exposição permite aos visitantes conhecer a seleção de 200 obras, a maioria nunca expostas, de artistas alemães e austríacos que estiveram no Brasil entre 1817 — chegada da princesa Leopoldina ao país — e 1880. “É uma visita ao passado e uma oportunidade de conhecer de perto a contribuição dos fundadores da Unipar para o patrimônio histórico e cultural do país”, finaliza Suzana Santos.

Compartilhar:

  • Data: 19/05/2022 10:05
  • Alterado:19/05/2022 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Unipar









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados