SIAT Emergencial inicia atendimento para dependentes químicos
Número de equipes do Consultório na Rua aumenta em 50%
- Data: 19/05/2022 10:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT)
Crédito:Reprodução - Prefeitura SP - Edson Hatakeyama
A Prefeitura Municipal de São Paulo implementou nesta terça, 17 de maio, um novo espaço do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) para atendimento emergencial, 24×7, na Rua Helvetia, 876. O local reunirá as equipes das redes de saúde e assistência social que atuam nas abordagens de usuários abusivos de álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade.
“A unidade prestará atendimento no local e agilizará encaminhamentos para outros serviços”, explica Alexis Vargas, Secretário Executivo de Projetos Estratégicos. “Queremos oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e individualizado.”
Serão responsáveis pelos atendimentos quatro equipes (duas diárias e duas noturnas) multiprofissionais incluindo psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e oficineiros. “Essas equipes atenderão os dependentes químicos nas ruas da região e também aqueles que estiverem envolvidos em alguma ocorrência na delegacia”, acrescenta Vargas.
O novo serviço é mais um apoio especializado na região central. “Na Praça Princesa Isabel temos o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do tipo IV do Município, inaugurado em abril de 2020, no meio da pandemia”, lembra o Secretário.
A Prefeitura conta atualmente 26 equipes de Consultórios na Rua (CnR), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e 28 equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A partir dessa semana, 10 novas equipes e do Consultório na Rua integram as equipes de abordagem e atendimento: quatro no novo serviço e outras seis nas regiões do Glicério, Santa Cecília e Bom Retiro.