Agentes do CCZ de Diadema realizam nebulização contra a dengue no Paineiras
Ao todo, 111 casas foram nebulizadas pelos agentes de endemias da Prefeitura com o objetivo de exterminar o mosquito Aedes aegypti adulto
- Data: 16/05/2022 16:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Agentes do CCZ de Diadema realizam nebulização contra a dengue no Paineiras
Crédito:Divulgação
Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema realizaram no sábado (14) ação de nebulização no bairro Paineiras, zona norte da cidade, como medida de controle contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses.
A ação aconteceu pela manhã no trecho entre a Rua Eduardo de Matos com a Luiza Maria Nogueira, devido à confirmação de um caso positivo da doença no território. Das 151 residências visitadas pelos agentes, 111 receberam o fumacê e 25 moradias estavam fechadas. Apenas moradores de 15 casas se recusaram a receber a equipe do CCZ.
Mariza Luciana Fidélis da Silva, supervisora do Controle a Dengue no CCZ Diadema, explica que a aplicação do inseticida é fundamental para eliminar o mosquito em sua fase adulta que está contaminado e transmitindo o vírus da dengue para várias pessoas.
“A nebulização é indicada para matar o mosquito Aedes aegypti adulto transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Onde há casos confirmados de dengue na rua, é necessário fazer nebulização nas residências para evitarmos a circulação do vírus e evitar que as pessoas possam ficar doentes. Em dias anteriores à ação, os agentes da equipe vão às casas para realizarem um bloqueio contra possível criadores, e eliminando larvas, e fazendo a investigação se há mais pessoas com sintomas de dengue. Um dia antes, os agentes distribuem folhetos educativos para explicar aos moradores o dia da nebulização e como o trabalho será feito. No dia combinado, os funcionários do CCZ entram no corredor ou quintal da casa. Não entramos em cada cômodo, apenas precisamos que portas e janelas estejam abertos, pois os agentes miram o nebulizador nesses locais para que o jato entrar na residência”, afirmou Marisa.
Para evitar que o mosquito se prolifere é importante manter medidas para evitar água parada em locais que possam se tornar criadouros do Aedes, como caixa d’água, pneus velhos, vasos de planta ou qualquer outro recipiente.
Segurança
Considerado muito seguro, o inseticida utilizado pelo CCZ é fornecido pelo Ministério da Saúde. Mesmo assim, os profissionais do CCZ permanecem paramentados, com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) de segurança, necessários para a aplicação desse inseticida.
As equipes do CCZ são treinadas para o trabalho e também para orientar os moradores sobre eventuais dúvidas que possam surgir. Antes da nebulização no interior da residência, o morador é orientado, por exemplo, a ficar fora de casa durante meia hora após a aplicação do inseticida.
A equipe em campo também solicita aos moradores que portas e janelas permaneçam abertas e os alimentos sejam cobertos ou recolhidos. Animais de estimação (cães, gatos, pássaros etc.) também precisam ser removidos da residência antes da nebulização para evitar riscos para a saúde.
“Gostaria de reforçar a importância de os moradores serem receptivos e facilitarem o trabalho da equipe do CCZ, acolhendo e atendendo prontamente quando eles estiverem fazendo esse trabalho no casa a casa, que é fundamental para vencermos essa batalha contra a dengue “, afirmou Cristina Marins, Coordenadora da Vigilância à Saúde.
Combate ao Aedes
Entre as ações de combate e prevenção, as equipes da Prefeitura de Diadema seguem fazendo visitas casa a casa para orientações sobre prevenção e também de ações de combate realizadas pelos Agentes de Endemia como a Avaliação de Densidade Larvária (índice de densidade larvárias), bloqueios contra criadouros em casos suspeitos notificados pela Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da Secretaria da Saúde de Diadema e visitas periódicas nos pontos estratégicos e imóveis especiais.
A Secretaria Municipal da Saúde ainda adquiriu e disponibiliza aos moradores de Diadema toucas para proteção de caixa d’água, para aqueles que com dificuldade em providenciar a tampa apropriada.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, nos primeiros quatro meses de 2021, foram registrados 155 casos autóctones de dengue. Já entre janeiro e abril de 2022, foram confirmados 39 casos em residentes de Diadema. As UBS que mais notificaram casos suspeitos da doença foram: Inamar, Paineiras e Centro. Não foram registrados casos autóctones confirmados de Zika e Chikungunya nos primeiros quatro meses de 2021 e 2022.
Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema
Local: Rua Ipoá, 131 – Inamar.
Tel.: 0800 77 10 963
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.