David Uip assume nova secretaria do Governo do Estado
David Uip conta com um currículo repleto de contribuições à saúde pública, incluindo trabalhos como secretário de estado da saúde
- Data: 12/05/2022 15:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: FMABC
David Uip assume nova secretaria do Governo do Estado
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O reitor do Centro Universitário FMABC, David Uip, aceitou o convite do governador Rodrigo Garcia para assumir o comando da nova Secretaria de Estado da Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, criada para integrar as ações de vigilância epidemiológica, assistência, pesquisa, ensino e produção de novas vacinas e medicamentos para combate a doenças infecciosas.
A publicação oficial da nomeação será feita amanhã, no Diário Oficial do Estado. Para assumir o cargo, o infectologista irá se licenciar temporariamente da função de reitor do Centro Universitário, que durante este período ficará sob comando do vice-reitor, Fernando Fonseca, conforme regimento interno da instituição.
Uip conta com um currículo repleto de contribuições à saúde pública, incluindo trabalhos como secretário de estado da saúde, diretor executivo do Incor (Instituto do Coração), diretor técnico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e diretor da Casa da AIDS. Também fez parte do comitê científico de combate à pandemia de Covid no estado.
Esse comitê, inclusive, será ampliado sob atribuição da nova secretaria, com o objetivo de desenvolver políticas públicas em vigilância epidemiológica e de saúde do Estado. Com essa nova estrutura será possível coordenar e unificar os protocolos de vigilância, assistência, prospecção de novas vacinas, produção de medicamentos e parceria com outras instituições na área de pesquisa e ensino – público e privado.
Além do comitê científico, também ficarão sob a tutela da Secretaria os projetos do Instituto Butantan, Instituto de Saúde, FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), FURP (Fundação para o Remédio Popular) e Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), entre outras entidades e universidades ligadas à pesquisa e inovação.
Segundo o novo secretário, agora será possível construir uma rede coordenada de soluções em saúde, que irá permitir eficiência maior na vigilância e valorização da ciência e da pesquisa, aproveitando o nível de excelência já reconhecido das instituições envolvidas.
“Ciência e prática se unem em benefício da população”, declarou Uip. “O reposicionamento de alguns órgãos que já fazem um grande trabalho vai potencializar as ações e aprofundar as capacidades”, afirma.