Academia Educar tem inscrições para todo Brasil
Formação on-line e gratuita de desenvolvimento pessoal para adolescentes recebe interessados até 10 de maio
- Data: 06/05/2022 11:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Educar
Fundação Educar
Crédito:Divulgação
A Fundação Educar, investimento social da Companhia DPaschoal que atua em prol da educação e cidadania, abriu as inscrições para a Academia Educar On-line. O projeto que chega à segunda edição virtual trabalha com foco no protagonismo juvenil, desenvolvimento pessoal e habilidades socioemocionais.
Podem se inscrever no site (www.academiaeducar.com) jovens de 13 a 18 anos, estudantes de escolas públicas, incluindo os colégios técnicos. A formação gratuita será on-line, por meio da plataforma Zoom, todas quintas-feiras, das 18h30 às 20h, e em um outro dia da semana que será combinado por cada participante com seu mentor. São 200 vagas e os interessados devem fazer as inscrições até 10 de maio.
Os participantes irão vivenciar uma jornada dinâmica com oficinas, projeto-desafio e mentoria. O objetivo da Fundação Educar com a Academia é formar jovens protagonistas e cidadãos capazes de transformar a sua realidade, a de suas escolas e comunidades. A metodologia tem como base pedagógica o conceito de protagonismo juvenil do Professor Antonio Carlos Gomes da Costa e ‘Os quatro pilares da Educação” (UNESCO): Aprender a Ser, Aprender a Aprender, Aprender a Conviver e Aprender a Fazer.
Lívia Campos Silva, 17 anos, participou da Academia Educar em 2018. Ela recomenda que todos os jovens aproveitem a oportunidade. “Participar do projeto, amplia a sua visão de mundo, você começa a pensar: ‘Qual mudança posso fazer aqui?’. E esse é o momento que o jovem se vê como protagonista para construir um mundo melhor”, acrescenta. Ela se recorda que a sua vida mudou totalmente depois da conclusão da Academia. “Aprendi muito sobre voluntariado e comecei a me engajar em alguns projetos sociais, ações que a minha própria escola dava a oportunidade de participar”, explica.
“Mas o segredo do jovem protagonista é se autodesenvolver, é usar as habilidades adquiridas para refletir e, consequentemente, também ajudar as outras pessoas a transformarem a comunidade em que vivem”, concluiu ela com o slogan da Fundação Educar “os incomodados que mudem o mundo”!