Eleição no Ipred Diadema vai renovar o diretor previdenciário e dois conselhos
Candidatos fizeram curso de capacitação para melhor compreenderem papel de conselheiro do Instituto de Previdência
- Data: 03/05/2022 18:05
- Alterado: 03/05/2022 18:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Divulgação
Os servidores de Diadema, ativos e aposentados, vão às urnas na próxima semana, dias 12 e 13, para escolher o diretor previdenciário e os membros do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo do IPRED para mandato de três anos.
São cerca de 60 candidatos, que passaram por um curso de capacitação realizado no dia 29 de abril. “O curso é o início de um processo de formação para que os conselheiros adquiram informações e se preparem melhor para poderem contribuir efetivamente no acompanhando da gestão do instituto”, disse Rubens Martins, presidente.
O curso aborda, entre outros assuntos, a aplicação financeira dos recursos, os processos de aporte, as possibilidades de abatimento do déficit técnico. Rubens quer que a formação dos conselheiros seja permanente, para atualização da legislação previdenciária e conhecimento das demandas do instituto.
Uma nova etapa
Para Rubens, os conselheiros fiscais e deliberativos têm o papel de acompanhar a gestão do Ipred e de levar esse debate para dentro da Prefeitura, aprofundando as discussões relativas ao instituto. “É assim que as pessoas terão clareza do que é o Ipred e o importante papel dos conselheiros na sua gestão”, comentou.
Ele também destacou o papel do diretor previdenciário, que ao lado do presidente e do diretor financeiro formam a executiva do Ipred. “A diretoria previdenciária é fundamental, pois ela tem todas as informações da vida do trabalhador, o tempo de serviço e o direito ou não à aposentadoria”, resumiu.
Rubens pediu aos servidores e aposentados que exerçam o voto com a consciência de que o Ipred está entrando numa nova etapa, pois caminhava para a insolvência e agora está em processo de recuperação do equilíbrio financeiro. “A boa gestão do Ipred é que vai garantir a manutenção das mais de três mil aposentadorias atuais e garantir a futura aposentadoria dos cerca de seis mil servidores da ativa”, concluiu.