Diadema completa um mês sem registro de morte por covid-19
Último registro de óbito foi em abril, de um morador que contraiu a doença em fevereiro
- Data: 02/05/2022 17:05
- Alterado: 02/05/2022 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Divulgação
Desde fevereiro, Diadema tem apresentado queda, semana a semana, no número de casos de covid-19, bem como no número de mortes pela doença. Além disso, são 30 dias sem registrar óbito pela doença no município. O último registro de morte por coronavírus foi em 2 de abril de um paciente cujo o início dos sintomas foi em 23 de fevereiro.
Os dados são do Núcleo de Informação, setor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema, que faz o acompanhamento dos dados covid-19 desde o início da pandemia. “Considerando a data do início dos sintomas, não ocorreu nenhum óbito entre casos identificados nos últimos 64 dias, ou seja, desde o dia 26 de fevereiro. Portanto, estamos na 9ª semana seguida cujos casos não tem evoluído para óbito, o que expressa uma redução na gravidade dos casos iniciados neste período”, afirma Dácio de Lyra Rabello Neto, responsável pelo Núcleo de Informação em Saúde de Diadema.
Para a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, o resultado é reflexo tanto da Campanha Municipal de Vacinação como também das políticas implantadas pela pasta em parceria com o Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para Combate à Covid-19. “À medida que a campanha de vacinação foi avançando, os casos confirmados de covid-19 foram caindo gradativamente e vivemos um momento de queda acentuada nos indicadores de casos graves, internações e óbitos. Esse resultado só confirma que escolhemos o caminho certo para superar a pandemia e que todos os esforços feitos nos últimos meses foram efetivos”, ressalta.
De acordo com o Boletim Epidemiológico Covid-19 nº 540, de 03 de maio, com dados atualizados até 29 de abril, no acumulado desde o início da pandemia, o município registra 47.572 casos confirmados de covid-19, 1.603 óbitos e 45.637 pacientes recuperados (o que representa 96% dos casos). Informações sobre distribuição de casos confirmados e óbitos por Unidade Básica de Saúde (UBS) de abrangência e evolução da epidemia por semanas epidemiológicas, ficam disponíveis em: http://www.diadema.sp.gov.br/home-covid-19/26006-boletins-2.