CPTM e Sebrae-SP terão novas turmas do programa “Nos Trilhos do Empreendedorismo”
Mais da metade dos alunos também retornam no restante da semana para a realização do curso Empreenda Rápido completo
- Data: 02/05/2022 08:05
- Alterado: 02/05/2022 08:05
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Na próxima segunda-feira (02/05), a CPTM terá duas novas turmas do curso Nos Trilhos do Empreendedorismo, uma parceria entre a companhia e o Sebrae-SP que capacita de forma organizada, por meio do Programa Empreenda Rápido, vendedores que atuam irregularmente nas estações, plataformas e trens da CPTM, buscando oferecer-lhes mais dignidade como empreendedores formais, além da melhor qualidade de transporte para os passageiros da companhia.
As aulas acontecerão na Estação da Luz, mais precisamente no Auditório da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí — AEEFSJ, com turmas nos períodos da manhã (8h às 12h) e tarde (14h às 18h).
Serão 47 alunos de manhã e à tarde, cinquenta. E no restante da semana até sexta-feira (06/05), 28 e 26 alunos, respectivamente, continuarão o treinamento, visto que optaram por fazer o curso Empreenda Rápido completo. Com a carga horária estendida, o aluno poderá solicitar um empréstimo para seu negócio no Banco do Povo a juros reduzidos.
O Presidente da CPTM, Pedro Moro, lembra que o comércio ilegal é proibido nos trens e estações da CPTM e isso continuará a ser combatido. “Mas todos os cidadãos têm o direito de trabalhar. Este curso de capacitação dá a quem quer trabalhar legalmente importantes ferramentas para empreender, crescer e gerar novos empregos”, afirma.
O programa Nos Trilhos do Empreendedorismo existe desde o final de 2019, quando a CPTM e o Sebrae-SP promoveram duas rodadas de cursos de capacitação de vendedores. Cerca de 120 pessoas concluíram este curso, com duração de um dia, e 15 deles realizaram também o curso Empreenda Rápido.
Além disso, 12 comerciantes que fizeram o curso possuem pontos de vendas autorizados em estações da CPTM, como Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral) e Suzano (Linha 11-Coral). Eles foram sorteados para escolher seus locais de trabalho e foram dados benefícios, como desconto no valor do aluguel dos espaços.
Para saber mais sobre o projeto Nos Trilhos do Empreendedorismo, acesse Nos-Trilhos-do-Empreendedorismo.