Alunos de escolas municipais de Cubatão são coautores da coleção A Cidade da Gente
Nesta quinta-feira (28/04), as turmas da Escola Municipal Usina Henry Borden irão descer a estrada velha do parque Caminhos do Mar como parte da pesquisa sobre os conteúdos para o livro
- Data: 26/04/2022 15:04
- Alterado: 17/08/2023 05:08
- Autor: Redação
- Fonte: Editora Olhares
Imagem Ilustrativa
Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Com livros já publicados sobre 18 cidades de norte a sul do país, a coleção A cidade da gente propõe uma parceria de escritores e ilustradores profissionais com professores e alunos das escolas públicas de cada cidade abordada para contar as histórias de seus patrimônios materiais, imateriais e ambientais. O projeto foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro para reconhecer ações destacadas de incentivo a leitura em todo o país.
Agora chegou a vez de Cubatão contar sua história. O desenvolvimento de conteúdos pelos alunos acontece ao longo deste semestre, até junho, com pesquisas, visitas dos alunos aos patrimônios e de personalidades às escolas. Na próxima quinta-feira pela manhã teremos uma oportunidade especial de registro desse processo: os alunos da Escola Municipal Usina Henry Borden irão descer a estrada velha do Parque Caminhos do Mar para pesquisar sobre o tema. Se preferirem, podemos enviar fotografias após o passeio.
Sobre o projeto
Idealizado pela Editora Olhares, com autoria dos escritores José Santos e Selma Maria, o projeto A cidade da gente teve início em 2015. Balsas (MA), Campo Verde (MT), Não-Me-Toque (RS), Cruzeiro do Sul (AC), Paracatu, Araxá, Conceição do Mato Dentro e Congonhas (MG). São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Suzano, Mogi das Cruzes, Tapiraí e Juquiá (SP), Pinheiral (RJ), Campo Largo (PR) já tiveram livros da coleção publicados. O livro de Cubatão é patrocinado pela Usiminas com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo Federal, e conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação de Cubatão.
Processo de trabalho com as escolas é um dos valores da coleção
Cada livro da coleção conta a história de um município brasileiro a partir de seus patrimônios e o roteiro de temas locais surge a partir da interação com gestores da educação e professores das redes municipais de ensino. Cada tema se torna o projeto de uma turma e os alunos são incentivados a investigar e dissertar sobre eles, tornando-se guias literários dos escritores na cidade. Assim, viram protagonistas de suas próprias histórias quando o livro toma forma.
Ao narrar as histórias dos patrimônios locais com o ponto de vista das crianças, os livros da coleção têm como objetivo apoiar a perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas, valorizando lugares e atividades importantes da memória coletiva da cidade, além de ampliar as noções das crianças sobre sua identidade e sobre o pertencimento à cidade e à região onde vivem. O projeto é também um importante apoio ao aprendizado, trazendo uma oportunidade de que ele aconteça a partir de temas locais e de interesse próximo para as crianças, como preconiza a Base Nacional Curricular Comum, do Ministério da Educação.
“O projeto investe em uma via de mão dupla, com a pesquisa, a leitura e a escrita ajudando as crianças a valorizem seus locais de origem e, ao mesmo tempo, aproveitando esse vínculo geográfico para estimular o aprendizado”, considera o escritor José Santos.
Livros da coleção se tornam referências locais
Produzido em geral em pequenos e médios municípios, os livros da coleção tendem a se tornar importantes referências de conhecimento para as cidades participantes, com linguagem acessível mesmo para quem não tem hábito de leitura e com a vantagem de trazer o ponto de vista das crianças locais.
Para garantir que o livro se perpetue nas escolas da rede pública de cada cidade, são distribuídos gratuitamente entre elas 2.600 exemplares de sua tiragem e oferecida uma formação de professores para reunir ideias de uso em diferentes disciplinas, estimulando o uso pelas turmas ano a ano, em temas diversos, por muitas gerações.