Agência de Desenvolvimento lança campanha para fortalecer 204 mil MEIs no Grande ABC

Entidade diagnosticou que o endividamento dos microempreendedores individuais chega a 40,7%

  • Data: 26/04/2022 13:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência GABC
Agência de Desenvolvimento lança campanha para fortalecer 204 mil MEIs no Grande ABC

“MEI é Assunto Sério”

Crédito:Agência GABC

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A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, lançou nesta terça-feira (26/04), campanha online visando fortalecer o microempreendedorismo individual na região. A iniciativa tem o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Sebrae e Prefeituras.

Intitulada “MEI é Assunto Sério”, a ação levará informações e cursos para 204 mil microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados nas sete cidades. Através de panfleto virtual touch screen, o microempreendedor poderá regularizar o seu negócio através do pagamento de débitos atrasados e promover cursos online oferecidos pelo Sebrae, entre eles, implantação das lojas virtuais e técnicas para turbinar as vendas. Para os empreendedores endividados, o Sebrae disponibiliza ainda o canal 0800 voltado para orientações e encaminhamentos.

Visando atingir o maior número de pessoas, o panfleto virtual será enviado pelas prefeituras aos MEIs cadastrados, diretamente ao celular ou email do responsável. O sistema touch permite acesso direto ao serviço, bastando um toque na imagem correspondente.

A necessidade da campanha veio após levantamento promovido pela Agência de Desenvolvimento e o Consórcio ABC em dezembro do ano passado, quando ficou demonstrado que a taxa de inadimplência dos microempreendedores individuais no Grande ABC, em setembro de 2021, atingiu 40,7%, com picos de 50% antes da pandemia. Os dados foram disponibilizados pela Receita Federal, Ministério da Economia e DataSebrae.

Para o presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva, muitos trabalhadores perderam o emprego com a pandemia e migraram para o MEI, outros, não puderam comercializar os seus produtos e acabaram endividados, por isso, a campanha.

“O levantamento mostrou que os microempreendedores se endividaram na pandemia, agora é o momento de reorganizar os negócios, por isso, pensamos na campanha online, oferecendo orientações, cursos e encaminhamentos aos empreendedores, tanto na retomada, organização e negociação de débitos”, destacou o presidente.

Para o gerente regional do SEBRAE no Grande ABC, Paulo Cereda, a iniciativa da Agência e do Consórcio veio quando o setor mais necessitava.

“É uma iniciativa inédita entre as entidades regionais e o Sebrae, uma forma moderna e ágil de levar informações, em especial, neste momento de retomada econômica. O Sebrae colocou os seus cursos a disposição e o 0800 para todos que necessitem de orientação para superar a crise”, disse Cereda.

O secretário executivo do Consórcio ABC, Orlando Faria, enfatizou a força-tarefa para levar o serviço à região.

“O trabalho do Consórcio, através do GT de Desenvolvimento Econômico, da Agência e do Sebrae mostra que quando atuamos conjuntamente conseguimos oferecer políticas públicas de qualidade”, finalizou Faria.

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  • Data: 26/04/2022 01:04
  • Alterado:17/08/2023 05:08
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