Rodrigo Garcia nomeia quatro novos secretários estaduais
Além de Laura Müller em Desenvolvimento Social, novos secretários estarão à frente das pastas do Governo, Infraestrutura e Meio Ambiente e Esportes
- Data: 21/04/2022 10:04
- Alterado: 21/04/2022 10:04
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de São Paulo
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O governador Rodrigo Garcia anunciou nesta quinta-feira (21) quatro novos secretários de Estado para as pastas de Desenvolvimento Social, Governo, Infraestrutura e Meio Ambiente e Esportes. As nomeações têm efeito imediato e serão publicadas no Diário Oficial do Estado nesta quinta.
Com a reorganização no primeiro escalão estadual, a nova secretária de Desenvolvimento Social é Laura Muller Machado, enquanto Marcos Penido assume a secretaria de Governo e será substituído por Fernando Chucre na pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente, além de Thiago Martim Milhim como secretário de Esportes. No início desta semana, o economista Felipe Salto já havia sido anunciado como novo secretário de Fazenda e Planejamento.
Laura Müller Machado tem 34 anos e é administradora e mestre em economia aplicada pela USP. Especializou-se em uso de evidência para a melhoria da qualidade do gasto público, com livros e estudos na área de educação, desenvolvimento social, distribuição de renda e pobreza. No Instituto Insper, atua como professora, coordenadora dos programas de pós-graduação em gestão pública e coordenadora da rede ciência pelo desenho de política educacional.
Marcos Penido tem 60 anos e passa a ocupar a secretaria que foi comandada por Rodrigo Garcia até o último dia 31 de março, quando assumiu em definitivo o mandato de governador. Engenheiro Civil, Penido atua na esfera pública desde 1985, com passagens em cargos estratégicos na prefeitura de São Paulo e governo do Estado.
Na Secretaria de Governo, Penido vai atuar como coordenador de projetos e ações prioritárias da atual gestão. Desde 2019, ele já capitaneava programas importantes como o Novo Rio Pinheiros, maior programa socioambiental da América Latina e que está despoluindo um dos rios mais importante da capital paulista.
Fernando Chucre tem 55 anos e passa a comandar a pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente. Arquiteto e urbanista, ele também atuou em cargos de comando do governo do Estado e da prefeitura de São Paulo. Foi deputado federal por São Paulo entre 2007 e 2011, atuando como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Na atual gestão estadual, ocupava a presidência executiva do Fundo Social de São Paulo.
Thiago Milhim tem 31 anos e já ocupou cargos estratégicos nas administrações federal, estadual e municipal. Advogado, foi subprefeito dos distritos da Casa Verde, Cachoeirinha e Limão e também comandou a secretaria municipal de Esportes na Prefeitura de São Paulo de janeiro de 2021 a janeiro de 2022.