Apiaí elege infraestrutura e meio ambiente como principais demandas
Evento da Alesp ocorreu na Câmara de Vereadores do município nesta segunda-feira
- Data: 11/04/2022 20:04
- Alterado: 11/04/2022 20:04
- Autor: Redação
- Fonte: Alesp
Crédito:Divulgação
Obras em rodovias e ações de preservação ambiental foram as demandas em destaque apresentadas pela população em audiência pública para o Orçamento Estadual de 2023, realizada pela Assembleia Legislativa de São Paulo nesta segunda-feira (11) em Apiaí, cidade localizada no extremo sul do Estado, no Vale do Ribeira, com cerca de 24 mil habitantes.
Um dos temas em destaque durante a reunião foi a concessão do Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), que é um projeto do governo do Estado anunciado em 2019. A iniciativa faz parte do Programa Vale do Futuro, que visa empregar R$ 2 bilhões na região. O assunto levantou debate entre os presentes.
Para o professor e jornalista Ananias Gonçalves, mais investimentos deveriam ser destinados à manutenção do meio ambiente. “Nós gostaríamos que o Estado cumprisse com o nosso compromisso de cuidar do meio ambiente, sem precisar terceirizar e fazer nenhuma concessão. Afinal, se o Estado não conseguir cuidar daquilo que é a nossa maior riqueza, que é a produção de água e ar, fica uma situação difícil”, disse.
O vereador de Iporanga Everton também falou sobre a concessão do parque. “Para quem conhece a região, sabe que isso vai afetar muito. Eu sei que muitos são favoráveis, mas para os moradores locais que vivem do Petar, será uma tragédia”, afirmou.
Já para o prefeito da cidade, Sérgio Vitor Borges, a concessão não tem a ver com a preservação do meio ambiente. “Somos a favor da concessão, pois achamos que a concessão do parque e o ato de cuidar do meio ambiente são duas coisas diferentes. A concessão é para uma área de exploração turística, já o cuidar do meio ambiente é algo que o Estado vai continuar fazendo”. “O meu apelo é regional para que se atenda a região como um todo”, disse.