Mês da Mulher em Diadema deixa legado para todo o ano

Políticas públicas, garantia de direitos e representatividade são fundamentais para acolher e valorizar o feminino na cidade

  • Data: 31/03/2022 16:03
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Mês da Mulher em Diadema deixa legado para todo o ano

Ato Contra Feminicídio

Crédito:Igor Andrade

Você está em:

Durante o mês de março, a Prefeitura de Diadema, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, promoveu mais de 80 ações voltadas para o Mês da Mulher. O tema “Direitos que Transformam” permeou toda a programação como norte para empoderar as mulheres e efetivar as políticas públicas voltadas para o segmento feminino no município.

A participação popular demonstrou que a Prefeitura está no caminho certo e colaborou para definir as ações futuras. “A programação foi extensa e em todas teve a participação da comunidade. Isso foi muito positivo. O legal é que a comunidade também participou das ações nos bairros. Isso abre espaço para seguir a linha de voltar as atividades para a periferia e trabalhar com as bases”, explica a assessora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Dejanira Benedito Moises. Entre as ações de destaque, Dejanira elenca aquelas voltadas para mulheres do Programa Frente de Trabalho. Durante o mês, as trabalhadoras participaram de palestras sobre saúde e HIV e puderam participar da Semana da Beleza. “Foi positivo porque elas são funcionárias e também moradoras da cidade. Isso também melhora a autoestima dessas mulheres”, afirmou.

Agora, a Coordenadoria fará uma avaliação das atividades e o mapeamento das demandas por região. A partir daí, será possível firmar parcerias e apresentar projetos para acolher melhor e beneficiar a vida das moradoras da cidade. “Precisamos levar o que elas realmente precisam. Diadema é muito grande e se não tem participação popular não faz sentido. Para fazer política pública tem que ir à periferia, na última casa da periferia. Se nós temos um papel político temos que construir lá fora”, ressaltou a responsável pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Cleone Santos.

Além da participação popular, a representatividade tem papel fundamental. Na Administração, a presença feminina está em 69% dos postos de trabalho. Em cargos de comando, como secretárias de pastas municipais, chegam a 50%.

Programação

A abertura da programação foi com o painel “Diadema reafirmando as políticas públicas voltadas para as Mulheres”, exposto de 2 a 30 de março na recepção do Paço Municipal. Durante as semanas seguintes, foram realizadas atividades esportivas, exposições, shows, espetáculos de dança, mesas de debates, palestras, mutirão de Papanicolau e outras ações e saúde, caminhadas, lançamentos de livros e atos de resistências em diversos bairros da cidade.

O encerramento ocorreu, em 30 de março, com o lançamento do livro “ABCDelas”, da Editora Clóe. A obra literária reúne poesias de 45 mulheres dos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá, é fruto do projeto que leva o mesmo nome e foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Cultura de Diadema. Parte da publicação será destinada a bibliotecas da região.

A programação do Mês da Mulher foi uma realização da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com diversas secretarias municipais e instituições parceiras.

Compartilhar:

  • Data: 31/03/2022 04:03
  • Alterado:17/08/2023 06:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados