Itaú Cultural volta às apresentações presenciais com show híbrido de Mônica Salmaso
A cantora faz uma série de quatro apresentações na Sala Itaú Cultural – uma delas, transmitida simultaneamente na página do YouTube da instituição
- Data: 25/03/2022 11:03
- Alterado: 25/03/2022 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Divulgação
De 31 de março a 3 de abril – quinta-feira a domingo – a Sala Itaú Cultural recebe Mônica Salmaso, marcando o retorno presencial da programação musical da organização e com capacidade plena da plateia. Todas as apresentações têm início às 20h, exceto pela última, no domingo, que acontece às 19h. Os ingressos já estão disponíveis na plataforma INTI, sendo necessário apresentar o QR Code do bilhete na entrada e o comprovante de vacinação a partir dos 12 anos de idade. Na sexta-feira, 1 de abril, o show tem transmissão simultânea para todo o Brasil em www.youtube.com/itaucultural.
“Estamos felizes em poder voltar à programação presencial após dois anos. Neste período, vivemos um momento de aprendizado, ressignificando as experiências virtuais, que foram emblemáticas e importantes, mas o contato direto entre público e artista é algo muito potente, necessário e que todos estão saudosos”, diz Andreia Schinasi, coordenadora do Núcleo de Música do Itaú Cultural.
Neste período, a instituição se aprofundou nas experiencias on-line, como, no caso de música, o projeto Palco Virtual, o edital Arte como Respiro e o incremento dos podcasts Toca Brasil e +70. Agora, começa a apostar na programação híbrida entre presencial e virtual. “Para nós, reabrir a Sala Itaú Cultural como uma temporada da Monica Salmaso, em um tributo a um dos grandes compositores do samba é muito simbólico”, completa Andreia.
Mônica volta a homenagear o carioca Wilson Batista (1913 – 1968), resgatando diversas canções do compositor, que, com mais de 500 canções registradas, fez parcerias com nomes como Noel Rosa, Ataulfo Alves e Geraldo Pereira. Ela é acompanhada dos músicos Paulo Aragão, no violão; Teco Cardoso, no sax e flautas; e Luca Raele, no clarinete. As 22 canções que compõem o repertório do show são de autoria de Batista, lançadas entre as décadas de 40 e 60. Entre elas, Oh! Seu Oscar, A mulher do seu Oscar e Não sei dar adeus, criadas em parceira com Atalufo Alves, e Deixa de ser conveniência, composta com Noel Rosa.
“Meu primeiro contato substancioso com a obra de Wilson Baptista aconteceu quando ouvi o maravilhoso CD Ganha-se Pouco Mas é Divertido, da Cristina Buarque”, conta Monica. “Entendi que se tratava de um compositor que representa uma geração incrível de criadores quando a profissionalização de artistas da música estava ainda embrionária”, continua ela concluindo que este foi um tempo importante da história da música popular brasileira e, neste caso, da música carioca.
Este show nasceu do projeto Samba Imenso, do Sesc, tendo como base a biografia Wilson Baptista – O samba foi sua glória, de Rodrigo Alzuguir. “A partir da leitura do livro, de ideias que foram surgindo e da própria participação do Rodrigo nos enviando músicas inéditas e escondidas, o repertório se expandiu e histórias boas e apaixonantes foram se agregando. Então decidimos fazer uma espécie de visita guiada à obra deste compositor”, conta Mônica, sobre o repertório da apresentação, que mescla as músicas e histórias vividas pelo homenageado.
SERVIÇO:
Monica Salmaso
De 31 de março a 3 de abril (quinta-feira a sábado, às 20, e domingo, às 19h)
Sala Itaú Cultural
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Ingressos: disponíveis na plataforma INTI a partir do dia 23/03, sendo necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade.
Dia 1 de abril
Apresentação transmitida simultaneamente em www.youtube.com/itaucultural
Classificação: livre