Van do CadÚnico realiza mais de 200 atendimentos durante mutirão

Ação exclusiva para população em situação de rua aconteceu entre os dias 15 e 17 de março, na Praça da Sé

  • Data: 22/03/2022 09:03
  • Alterado: 17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Van do CadÚnico realiza mais de 200 atendimentos durante mutirão

Atendimento

Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Você está em:

A van do CadÚnico, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), atendeu 210 pessoas entre os dias 15 e 17 de março, durante 1º Mutirão para a População em Situação de Rua, na Praça da Sé. A ação contou com a oferta de mais de 30 serviços e a participação de cerca de 40 entidades

“Eu vim atualizar meu CadÚnico. Vim no outro dia procurar trabalho, e fui encaminhada para o Cate, onde colocaram um aplicativo no meu telefone. Foi legal”, relata Lindolfa da Silva Santos, uma das 210 pessoas atendidas na van móvel do Cadastro Único (CadÚnico) durante os três dias do 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, o Pop Rua Jud Sampa.

Balanço

Em apenas três dias, 92 pessoas em situação de vulnerabilidade fizeram seus cadastros no CadÚnico. Outras 118 puderam fazer consultas sobre seus cadastros em programas sociais, especialmente no programa Auxílio Brasil, e receber orientações sobre os serviços existentes, caso do imigrante José Ricardo Curbelo. “Não consegui me cadastrar no Auxílio Brasil porque tirei o CPF ontem. Sou natural do Uruguai e só consegui tirar o CPF ontem, e ele demora 72 horas para entrar no sistema Mas a partir de segunda-feira (21 de março) já vou poder fazer meu cadastro no Centro Pop”, explicou Curbelo.

Ele contou que participou dos três dias do evento, porque havia muito a ser resolvido e muito serviço disponível para aproveitar. Em cada um dos dias, o uruguaio conseguiu diferentes atendimentos, tais como a emissão de seu CPF com a Receita Federal, ou informações sobre o cadastro no programa Auxílio Brasil.

Outros serviços no mutirão

Além da possibilidade de cadastramento em programas sociais e emissão de documentos, também era possível se inscrever em processos seletivos para o trabalho com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), por exemplo. Também estiveram presentes representantes de ONGs e do Poder Judiciário.

“É importante a participação do judiciário no evento e a participação das entidades. Isso demonstra que essa rede que foi criada, a rede do bem, do amor, da união e fraternidade funciona, e funciona muito bem”, destacou Robson Mendonça, presidente do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo.

Quem participou do mutirão também teve acesso a banho e pôde lavar roupas no espaço montado pelo programa Vidas no Centro, ou mesmo receber roupas distribuídas pela Cruz Vermelha.

Legislação

O Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, Pop Rua Jud Sampa, atende Resolução do CNJ de nº 425/2021, aprovada em setembro de 2021 e que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua.

A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, sob coordenação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados