Com direito a boas-vindas de Emicida, Adolescente Aprendiz recomeça oficialmente

Cantor enviou recado em vídeo para os 500 estudantes que participaram nesta sexta-feira (18) da aula inaugural do programa

  • Data: 18/03/2022 15:03
  • Alterado: 17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Com direito a boas-vindas de Emicida, Adolescente Aprendiz recomeça oficialmente

Com direito a boas-vindas de Emicida

Crédito:Reprodução

Você está em:

“Depois que você adquire conhecimento, ele é seu e se transforma numa ferramenta para você conseguir destravar cada um dos problemas que aparecem na sua realidade”. Este foi um dos recados dados pelo cantor Emicida aos 500 estudantes da Rede Pública Municipal que farão parte do Novo Adolescente Aprendiz. O programa da Prefeitura de Diadema começou oficialmente nesta sexta-feira (18), em aula inaugural realizada no Teatro Clara Nunes.

A mensagem enviada por Emicida foi gravada em outubro do ano passado, quando o programa acabara de se transformar em lei municipal com aprovação unânime da Câmara de Vereadores, mas pela primeira vez foi vista e ouvida por todos os jovens entre 14 e 17 anos que se inscreveram nesta primeira etapa do programa – a previsão é que outras 200 vagas sejam abertas até o final do ano.

“Com essa capacidade de não cair em qualquer xaveco e criar pontes que superem as barreiras que aparecem na nossa vida é que a gente vai transformando o mundo num lugar melhor, firmão? Acredito em cada um e cada uma de vocês. Torço, luto e tamo junto. Valeu Secretaria de Educação de Diadema, força, até a vitória. Valeu juventude que está no programa Adolescente Aprendiz, tamo junto”, reiterou o músico, um dos grandes incentivadores da políticas sociais e fomento à cultura do país.

Na aula inaugural, estiveram presentes o prefeito José de Filippi Júnior, a secretária de Educação Ana Lúcia Sanches, o presidente da Câmara de Vereadores, Josa Queiroz, a secretária de Assistência Social, Márcia Barral,  o secretário de Mobilidade e Transportes, Osvaldo Misso, o presidente da Fundação Florestan Fernandes, Maninho.

O programa

O Programa Adolescente Aprendiz tem o objetivo de desenvolver, durante o contraturno nas escolas, ações pedagógicas e o desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes entre 14 e 17 anos parar integrá-los ao mercado de trabalho. As atividades nos núcleos habitacionais da cidade, locais onde o programa será ofertado, começam na próxima segunda-feira (21)

Sua aplicação compõe o conjunto de políticas públicas de educação Integral do município. Uma das novidades do novo formato do programa é sua descentralização, levando as atividades para  mais perto de onde vivem os adolescentes.  As escolas que oferecem o Programa Mais Educação também farão parte do processo de formação dos adolescentes.

O programa está dividido em duas modalidades, o Adolescente Aprendiz Primeiros Passos, para quem tem idade de 14 e 15 anos, e o Adolescente Aprendiz Travessia, voltado ao público com idade de 16 e 17 anos. Nos dois casos os adolescentes deverão frequentar as atividades conforme o calendário anual do Programa.

Os adolescentes atendidos receberão benefício mensal durante o período em que permanecerem sob o respaldo do Programa. Para os beneficiários do Programa Adolescente Aprendiz Primeiros Passos, o valor é de R$ 150. E para os beneficiários do Programa Aprendiz Travessia, o valor é R$ 300.

Confira a declaração do Emicida na íntegra:  

“Saudações a todos e a todas. Eu sou o camarada Emicida e estou passando por aqui rapidamente para dar um salve. Dois, na verdade. O primeiro é na Secretaria de Educação de Diadema e o outro nos jovens do programa Adolescente Aprendiz. Espero que vocês estejam todos bem. Espero que estejam saudáveis e vacinados. O motivo de eu passar aqui é para falar sobre a importância de algumas coisas que me fizeram chegar até onde eu estou.

Neste momento exatamente eu estou em Portugal, trabalhando na Universidade de Cunha, no Centro de Estudos Sociais, ao lado de intelectuais que eu admiro e aprendi muito com eles e tenho agora a oportunidade de estar junto dessas pessoas, produzindo conhecimento que é uma coisa pela qual eu sou apaixonado. Essa troca de saberes. E é importante falar que tudo isso começou graças a uma ferramenta que muitas vezes é menosprezada no nosso país: o livro. Foi através do livro que eu adquiri conhecimento. E a coisa mais fascinante do conhecimento é que ninguém pode roubar ele de você.

Depois que você adquire conhecimento, ele é seu e se transforma numa ferramenta para você conseguir destravar cada um dos problemas que aparecem na sua realidade. Tudo isso e isso só é uma das coisas é algo que o conhecimento te dá, firmão? Através do conhecimento eu pude adquirir uma capacidade de olhar tudo ao meu redor de uma forma mais sensível. Essa sensibilidade e esse conhecimento me tornaram uma pessoa, vamos dizer assim, mais criativa.

E essa criatividade me ajuda a construir cada uma das pontes e a superar essas barreiras que aparecem no caminho. Sérgio Vaz, nosso irmão, lá da Cooperifa, costuma dizer o seguinte: é bom ler, porque quem lê não cai em qualquer chaveco, certo? Com essa capacidade de não cair em qualquer chaveco e criar pontes que superem as barreiras que aparecem na nossa vida é que a gente vai transformando o mundo num lugar melhor, firmão? Acredito em cada um e cada uma de vocÊs. Torço, luto e tamo junto. Valeu Secretaria de Educação de Diadema, força, até a vitória. Valeu juventude que está no programa Adolescente Aprendiz, tamo junto”.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados