Etecs são medalhistas da Olimpíada de Agropecuária
Foram 23 da Etec Benedito Storani (Jundiaí), 19 da Prof. Carmelino Corrêa Junior (Franca) e uma da Manoel dos Reis Araújo (Santa Rita do Passa Quatro)
- Data: 16/03/2022 10:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Isabella Lourenço
Crédito:Obap Oficial
Estudantes de três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) se destacaram na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Ao todo, as unidades do Centro Paula Souza conquistaram 43 medalhas e um aluno ficou em terceiro lugar na classificação individual geral.
Realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) do Sul de Minas, competição reuniu cerca de 900 estudantes das redes federal, estadual e municipal de mais de 300 unidades de ensino de 23 estados brasileiros, de cursos técnicos como Agronegócio e outros dos eixos tecnológicos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Recursos Naturais.
A Obap foi disputada em duas fases. Em setembro do ano passado, os estudantes passaram por uma prova individual online, com 42 questões de conhecimentos específicos sobre apicultura, avicultura, informática aplicada à agropecuária, agrimensura, topografia, caprinocultura, ovinocultura, gestão ambiental em empreendimentos agropecuários, máquinas e implementos agrícolas, entre outros.
Nesta fase virtual, as Etecs conquistaram 42 medalhas, sendo 22 da Etec Benedito Storani, de Jundiaí (4 de ouro, 10 de prata e 8 de ouro); 19 da Etec Prof. Carmelino Corrêa Junior, de Franca (5 de ouro, 9 de prata e 5 de bronze); e mais uma de bronze da Etec Manoel dos Reis Araújo, de Santa Rita do Passa Quatro.
O resultado levou a unidade de Jundiaí à fase final, disputada presencialmente no início de março, em Alegre, no Espírito Santo. A escola foi representada pela equipe Agrobest, formada pelos alunos Estêvão Povreslo, Isabella Lourenço e Timótio de Jesus, e orientada pelo professor João Lopes.
Além de mais uma prova teórica individual, os estudantes passaram por avaliações práticas que envolveram adubação mineral, inseminação artificial, caldas fitossanitárias, levantamento topográfico e regulagem de plantadora. Voltaram para casa com mais uma medalha de ouro. Além disso, Timótio de Jesus ficou em terceiro lugar na classificação individual geral. “Estamos muito orgulhosos de participar e alcançar um número tão expressivo de medalhas”, comemora o orientador.