PDDE Paulista dá autonomia para unidades utilizarem verbas dentro de sua realidade
Programa Dinheiro Direto na Escola desburocratiza o repasse e acelera obras de melhoria e infraestrutura
- Data: 14/03/2022 20:03
- Alterado: 14/03/2022 20:03
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de São Paulo
Crédito:Daniel Guimarães / EducaçãoSP
Nesta terça-feira (15), é comemorado o Dia da Escola, data criada pelo Congresso Nacional para celebrar esta instituição responsável por fazer a educação acontecer e ser tão importante para toda a sociedade. Na rede estadual de São Paulo, as escolas contam cada vez mais com autonomia para realizarem melhorias que dialogam dentro da sua realidade, isso graças ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista), que transfere de recursos financeiros às escolas estaduais.
“O PDDE verdadeiramente celebra o Dia da Escola, porque através deste programa as escolas têm autonomia, e não dependem mais sempre da Secretaria para fazer algo que é simples, como uma pintura, por exemplo”, avalia o Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares.
O dinheiro enviado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) às unidades escolares é gerenciado pela Associação de Pais e Mestres (APM). Com os recursos, é possível realizar melhorias de infraestrutura, bem como comprar materiais e equipamentos. Em 2021, foram repassados R$1,2 bilhão.
“O PDDE funciona justamente porque ele não é um padrão para todos, o que ele tem são diretrizes, mas o destino final pode ser diferente para cada escola, ele é definido de acordo com a realidade de cada unidade e comunidade escolar”, explica a Secretária Executiva da Educação Renilda Peres.