Exposições digitais: uma tendência que só aumenta

Confira a programação de exposições online em São Paulo

  • Data: 14/03/2022 19:03
  • Alterado: 14/03/2022 19:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Exposições digitais: uma tendência que só aumenta

Crédito:iStock

Você está em:

Especialistas dizem que a pandemia está perdendo força no Brasil, e é verdade que, com a maioria da população vacinada, dá para respirar com um pouco mais de alívio. Alguns estados já começam a analisar a flexibilização do uso de máscaras, e a vida parece começar a caminhar para a normalidade. Mais ou menos. O termo “novo normal”, que tanta gente repetiu como se fosse um mantra durante os tempos duros da pandemia, faz muito sentido se pararmos para pensar como o nosso comportamento de consumo mudou nos últimos anos. O consumidor descobriu que o delivery é uma facilidade maravilhosa, e que consegue fazer muitas coisas remotamente.

No contexto de pandemia, outra coisa repetida incansáveis vezes foi a palavra essencial. Muitas vezes, nos questionamos sobre o que seria essencial e continuamos sem respostas para isso, já que cultura e arte, do dia para a noite, viraram algo supérfluo, justamente quando mais precisamos delas. Ir ao teatro, se aglomerar, era quase um crime, e o sentimento foi de luto. No período, muitos artistas se mobilizaram para trazer um pouco de conforto para consumidores de arte, órfãos da sua melhor válvula de escape e passaporte para o lúdico. Foi então que algumas exposições de arte migraram para o ambiente digital e nos permitiram respirar um pouco de alegria.

O tempo passou, e a visita aos museus está liberada; mesmo assim, o consumidor mudou, e o conceito de presença também. Prestigiar exposições de arte digitais em São Paulo é uma realidade para cada vez mais pessoas, e uma experiência muito agradável também. Afinal, a cultura é a marca registrada da cidade. Confira as opções e mergulhe neste “novo normal”.

MIS Experience

Estará disponível, com ingressos gratuitos, até 28 de março, a exposição online Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio. Com destaque para a sessão Segredos de Mona Lisa, que apresenta uma análise científica do quadro, feita por Pascal Cotte, diretamente do Museu do Louvre.

Museu do Futebol

O Museu do Futebol está com uma exposição muito interessante e pertinente ao mês de março, quando é comemorado o Dia das Mulheres. A exposição virtual intitulada Mulheres, Desobediência e Resiliência é feita em parceria com o Google Arts & Culture, e conta a trajetória das mulheres no mundo machista do futebol, abordando o decreto feito há 80 anos, que proibia mulheres de jogarem esportes “masculinos”.

Casa Museu Ema Klabin

A Casa Museu Ema Klabin oferece um tour virtual, que possibilita visitar as obras e as acomodações do ambiente. O acesso pode ser feito pelo Google Arts & Culture ou por uma ferramenta disponibilizada pelo próprio museu, em seu site.

Casa Mário de Andrade

A exposição digital “Morada no Coração Perdido” mostra a residência do escritor modernista e ativista cultural Mário de Andrade, um dos mais importantes artistas brasileiros. A exposição traz fotos da família, do escritor, registros familiares, fotos e plantas da casa.

Memorial da Resistência de São Paulo

A exposição online de longa duração mostra as ruínas preservadas do Departamento Estadual de Ordem Pública (Deops), espaço carcerário que funcionava no prédio antes do museu. A exposição mostra locais onde aconteceram atrocidades durante o período militar, mas que também foi palco de atitudes de coragem e resistência.

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil conta no seu acervo com 11 exposições online, que retratam a influência histórica da cultura africana na formação da sociedade brasileira. São abordados temas como manifestações artísticas, religião e escravidão.

Museu Catavento

A exposição Paisagens do Universo foi pensada para aquelas pessoas que andam com a cabeça nas nuvens, e amam saber informações e curiosidades sobre os planetas.

Casa Guilherme de Almeida

De olho na tendência de exposições digitais, a Casa Guilherme de Almeida disponibilizou boa parte do seu acervo para a plataforma online Google Art Project.

Museu da Diversidade Sexual

Queerentena tem uma representatividade muito grande, pois é a primeira exposição digital do Museu da Diversidade Sexual. A exposição utiliza a pandemia como base para refletir sobre aflições e desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+ durante o período de isolamento social.

Agora é só se programar e apreciar no conforto do lar. Cultura, informação, história e entretenimento, sem moderação. Com a mudança de comportamento do consumidor, a internet é a nova praça pública, onde é possível fazer tudo: trabalhar, conhecer pessoas, investir em bitcoin cash, fazer compras no mercado e até consultas médicas.

Compartilhar:

  • Data: 14/03/2022 07:03
  • Alterado:14/03/2022 19:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados