Especialista dá dicas para quem deseja desenvolver o hábito da leitura na escola

Entre os jovens em idade do Ensino Médio, por exemplo, ler tem perdido espaço para outras atividades na internet, mas é possível conciliar as atividades com apoio da escola e família

  • Data: 10/03/2022 10:03
  • Alterado: 10/03/2022 10:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Senac SP
Especialista dá dicas para quem deseja desenvolver o hábito da leitura na escola

A 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura começa neste sábado (18) e vai até 26 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil

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A 5ª edição da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, de 2020, produzida pelo Instituto Pró-Livro, apontou que, proporcionalmente, o maior grupo de leitores no Brasil têm de 11 a 13 anos de idade (81% dos entrevistados). O mesmo estudo indica a queda de interesse pelos livros entre os jovens de 14 a 17 anos (67%), ou seja, que coincide com a faixa etária de alunos do Ensino Médio. O que fazer para manter ou adquirir o hábito de leitura, de forma que perdure por todas as etapas da vida? 

Segundo o coordenador de projetos educacionais do Senac São Paulo, Heitor Botan, o estímulo à leitura, sobretudo para os adolescentes, deve ser uma responsabilidade compartilhada entre as famílias e a comunidade escolar — professores, bibliotecários e coordenadores. “Enquanto os professores podem oferecer atividades dinâmicas e interativas, por meio de textos diversos, cabe aos pais ou responsáveis reconhecer os interesses do jovem para que ele faça suas próprias escolhas de livros, HQs, mangás, guias de RPG, entre outros formatos. O hábito da leitura é um exercício pessoal e íntimo e este espaço deve ser respeitado desde cedo”, define. 

Dentro dos cursos de Ensino Médio Técnico oferecidos pela instituição, que desde 2019 já nasceram alinhados às diretrizes do Novo Ensino Médio (Lei 13.415), a leitura acompanha intimamente o itinerário de formação técnica e profissional, além de todas as demais áreas do conhecimento “A metodologia aplicada pelos educadores se manifesta, por exemplo, na análise crítica da literatura científica; na pesquisa e coleta de dados para os projetos; na elaboração de outros elementos de representação visual, como gráficos, mapas e linhas do tempo; na análise de representações literárias em diferentes contextos históricos, políticos ou locais”, descreve o especialista. 

Redes Sociais e outras mídias a serviço da leitura 

Ainda sobre os Retratos da leitura no Brasil (2020), a maioria dos não-leitores no Ensino Médio alegam que a falta de tempo é o principal motivo para não ler mais. De maneira geral, esse público conta que passa a maior parte desse tempo acessando a internet. Conectados, eles dizem que o que mais fazem é trocar mensagens com conhecidos, assistir vídeos, filmes, séries, escutar música e jogar. 

Trazer esse universo para as estratégias de aprendizagem é uma alternativa bastante assertiva. “Ao trazer a abordagem de games inspirados em livros, por exemplo, os professores podem estimular os alunos a reconhecer elementos do enredo que estão presentes nos jogos. Dune, um jogo inspirado em um clássico da literatura de ficção científica Duna, do escritor norte-americano Frank Herbert, é uma prova disso. Já nas redes sociais, atualmente existem os booktubers (perfis de YouTube) ou booktokers (perfis de TikTok) que indicam títulos e possuem grande influência sobre essa faixa etária”, indica Botan.

E quem pensa que dá para substituir a leitura pelos filmes pode perceber, por exemplo, que os diferentes meios podem se complementar. Estima-se que filmes baseados em livros ou histórias de autores é o segundo maior motivo de leitura entre os adolescentes, atrás apenas da indicação escolar. “Por isso, não podemos considerar que há a substituição de mídia, mas a complementariedade entre elas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclusive, reforça a perspectiva dos multiletramentos, que exigem a inclusão de diversas linguagens, sejam elas visuais, sonoras, textuais, verbais, não-verbais e expressões corporais”, complementa o coordenador do Senac São Paulo. 

Por onde começar?

1- Encontre um gênero que seja a sua cara: para identificar um tipo de leitura que te estimule a começar, analise, por exemplo, quais tipos de filmes ou músicas prefere. 

2- Reserve um tempo para si: escolha um horário que caiba no seu dia para se dedicar aos livros, além daqueles que são recomendados pela escola, para fazer parte dos seus momentos de lazer e descanso. 

3- Não tenha pressa: sente preguiça de ler? Mantenha o livro sempre por perto e não se preocupe com o número de páginas lidas em um único dia. Comece aos poucos e certamente, em pouco tempo, lerá muito mais e sem nem perceber. 

4- Faça visitas a bibliotecas: nelas você pode descobrir títulos que nunca imaginou ter acesso, além de ser um ótimo lugar para se dedicar a esse hábito e interagir com outros leitores e bibliotecários para trocar indicações. As bibliotecas digitais e fóruns também são um outro caminho. 

5- Enriqueça seu repertório: quando estiver com a leitura mais afiada, dê chance a outros gêneros literários; novos estilos; títulos de períodos históricos diferentes; fique atento à nacionalidade, gênero e raça dos autores; diversifique os temas e contextos na hora de escolher seu próximo livro, e boa leitura! 

Serviço:

Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo

Informações: Ensino Médio Técnico Senac São Paulo

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  • Data: 10/03/2022 10:03
  • Alterado:10/03/2022 10:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Senac SP









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