Vereador autista de Guarulhos cria lei para identificar pessoas com autismo
Sancionada pelo prefeito Gustavo Henric Costa, de Guarulhos, carteirinha irá identificar munícipes com Transtorno do Espectro Autista
- Data: 07/02/2022 15:02
- Alterado: 07/02/2022 15:02
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Divulgação
Ele é o primeiro parlamentar brasileiro autista, de acordo com a Revista Autismo. E, além de autista, é pai de um filho autista. Jorginho Mota, do AGIR, acaba de ter o seu projeto de lei 7.984, que cria Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista sancionado, o que beneficiará os munícipes da cidade com autismo. Guarulhos, de acordo com o IBGE, tem a 13º maior população do Brasil, com quase 1,4 milhão de habitantes. Não há dados oficiais do município que identifique o número de autistas na cidade.
De acordo com o vereador, “a propositura tem como objetivo dar visibilidade, inclusão, dignidade e respeito para que assim as pessoas com Transtorno de Espectro Autista tenham seus direitos assegurados mediante prévia identificação, inclusive com atendimento preferencial, já que o autismo não tem “rosto” e como possui graus mais leves, não é de fácil identificação em um primeiro momento”, comentou o parlamentar.
Defensor da causa autista, o vereador é pré-candidato a deputado estadual. Segundo apuração da Agência Pública, 19 candidatos autistas pleitearam cargos de vereador(a) pelo Brasil nas eleições municipais de 2020.