Conselheira do IPAM recebe prêmio por atuação em Justiça Restaurativa_x000D_

Juíza Vanessa Vaitekunas Zapater coordena Núcleo Gestor do TJSP para essa prática na 1ª Vara da Família em Santo Amaro

  • Data: 29/01/2022 11:01
  • Alterado: 17/08/2023 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: IPAM
Conselheira do IPAM recebe prêmio por atuação em Justiça Restaurativa_x000D_

Juíza Vanessa Vaitekunas Zapater

Crédito:Divulgação

Você está em:

A coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa pela Cultura da Paz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e juíza da 1ª Vara de Família e Sucessões de Santo Amaro, Vanessa Vaitekunas Zapater, receberá na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, às 19 horas, o Prêmio Destaque OAB Santo Amaro 2020-2021.

A magistrada, que é também conselheira consultiva e fiscal do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) e colaboradora do Projeto Eu Tenho Voz, teve sua atuação reconhecida como representante do Judiciário nas ações de Justiça Restaurativa desenvolvidas em função do projeto interinstitucional, multidisciplinar e comunitário que surgiu em Santo Amaro em 2019 (no TJSP o projeto existe desde 2005), integrado também por representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público, das Diretorias de Ensino e da OAB Santo Amaro.

O grupo gestor do Núcleo foi implementado no ano passado em Santo Amaro e está em constante contato com a comunidade e com a rede de garantias da zona sul de São Paulo, com o objeto de construir parcerias e, em futuro breve, ampliar sua atuação. Participam do grupo gestor, além da juíza Vanessa Vaitekunas Zapater, a 3ª promotora de Justiça Cível de Santo Amaro Juliana de Sousa Andrade; a defensora pública Samanta Cristina Lopez de Souza Ramos; a diretora da Divisão Técnica DICEU-CS da Secretaria da Educação da Prefeitura de São Paulo, Maria Rosa Antunes dos Santos; e as facilitadoras Ana Lúcia Zacarias, Carmen Silvia Marcondes Ferraz, Ceci de Brito, Márcia Gil Knobel, Maria Luiza Americano Magalhães, Mara de Melo Faria, Miriam Doris Lilienfeld e Silvana Dias.

“É um projeto em que vários órgãos participam. Dentro do Fórum adotamos práticas que auxiliam o gerenciamento de conflitos de uma forma diferenciada. Nós chamamos de transformação dos conflitos já institucionalizados, principalmente junto às Varas de Família. E fora do Fórum, de uma maneira extrajudicial, fazemos a capacitação dos professores para gerenciamento dos conflitos nas escolas, principalmente nas públicas”, explicou a juíza.

“O Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) tem apoiado os atos de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça nesse contexto”, explica a juíza Vanessa Vaitekunas Zapater “Pretendemos levar esse ano a mesma capacitação para os professores da rede pública de Santo Amaro”, revelou.

O prêmio foi inserido na semana de comemoração dos 470 anos de aniversário do bairro de Santo Amaro, em São Paulo, comemorado no último dia 15 de janeiro.

A premiação poderá ser acompanhada pela TV OAB Santo Amaro no Canal You Tube, neste link. 

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados