Falando de Transportes e Transportadoras – Sob controle
O Volkswagen Delivery 11.180 emplacou quase 50% do mercado brasileiro de caminhões leves em 2021. Exclusiva no portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, sua versão 4×4 foi lançada em agosto do ano passado e passa a contar (sem este ‘agora’) com a funcionalidade de controle de tração (ATC, da sigla em inglês). Sensores eletrônicos monitoram […]
- Data: 25/01/2022 16:01
- Alterado: 17/08/2023 10:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Caminhão Volkswagen Delivery 11.180 4x4
Crédito:Divulgação
O Volkswagen Delivery 11.180 emplacou quase 50% do mercado brasileiro de caminhões leves em 2021. Exclusiva no portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, sua versão 4×4 foi lançada em agosto do ano passado e passa a contar (sem este ‘agora’) com a funcionalidade de controle de tração (ATC, da sigla em inglês).
Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. A roda livre na tração dianteira permite um menor consumo de combustível e maior durabilidade do diferencial quando a tração 4×4 não se faz necessária.
Para a operação fora-de-estrada, a configuração é robusta: o eixo trativo dianteiro é um projeto desenvolvido em parceria com a Dana, com uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao veículo um desempenho otimizado em aclives.
Seus ângulos de ataque e saída são superiores, de 30 graus e aproximadamente de 40 graus, respectivamente. “Transferimos para esse 4×4 toda a nossa expertise em caminhões leves e médios e o resultado surpreende os clientes porque o caminhão entrega seu máximo desempenho, com robustez e economia, em qualquer tipo de aplicação fora-de-estrada ou mista”, avalia Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.