CET conclui implantação da Faixa Azul para motocicletas na Av. 23 de Maio

A partir desta terça-feira (25), todos os elementos do projeto piloto estarão implantados e a Faixa Azul iniciará sua operação integral

  • Data: 24/01/2022 09:01
  • Alterado: 17/08/2023 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
CET conclui implantação da Faixa Azul para motocicletas na Av. 23 de Maio

CET-SP

Crédito:Prefeitura de São Paulo

Você está em:

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), concluirá a implantação da Faixa Azul para motocicletas na Avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, nesta segunda-feira (24). A partir de terça-feira (25), portanto, o projeto piloto estará em plena operação, com todos os elementos de sinalização horizontal e vertical previstos, bem como as demais medidas de educação e acompanhamento da sua utilização.

O projeto piloto da Faixa Azul tem como objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, além de pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo. Sua demarcação considera o espaço usualmente já utilizado pelos motociclistas, não alterando a dinâmica previamente existente. A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas e sua utilização não é obrigatória. Os motociclistas serão orientados a utilizar o espaço em caso de trânsito lento.

A Avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por ser uma via com grande utilização pelos motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo a moto.

Importância do projeto

Atualmente na cidade de São Paulo há 1,3 milhão de motos em circulação.

A motocicleta vem ganhando destaque desde o início da pandemia, já que, por conta do isolamento social, o serviço de entregas se tornou essencial e, por consequência, o número de motos trafegando pelas vias. Além disso, por seu baixo custo de manutenção, também se tornou um meio de transporte atrativo. No entanto, isso tem trazido usuários inexperientes, o que aumentou ainda mais a probabilidade de sinistros.

O resultado: o número de óbitos vem subindo a cada dia. Hoje, mais de 1 motociclista morre por dia em São Paulo. Para se ter uma ideia, o número de óbitos entre motorista/passageiros é de 0,3 por dia.

Para garantir mais fluidez e respeito à sinalização existente, os motociclistas da CET e do CPTRAN farão rondas para o monitoramento e controle do tráfego no local.

Compartilhar:

  • Data: 24/01/2022 09:01
  • Alterado:17/08/2023 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados