Exposições no MAP vão até 2015
Museu de Arte de Diadema mostra trabalhos do fotógrafo Miro e do pintor Orlando Mattos
- Data: 11/12/2014 18:12
- Alterado: 11/12/2014 18:12
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:
O Museu de Arte de Diadema (MAP) está com duas exposições que ficarão abertas ao público até início de janeiro de 2015. A primeira “Orlando Mattos”, com quadros do pintor paranaense que compõem o acervo municipal, e a segunda “Pérolas Negras”, do fotógrafo Miro, que retrata personalidades negras e afro-descendentes.
As obras de Mattos, no total de 13 pinturas, estão expostas no Espaço Cândido Portinari, que fica no mesmo prédio onde está o museu. Elas foram adquiridas pelo Município há alguns anos e, antes de reuni-las para a mostra, ficava em espaços como o Quarteirão da Saúde e gabinetes na Prefeitura. Orando Mattos escolheu Diadema como sua cidade onde viveu por muitos anos até falecer em 1992.
Os quadros do artista foram concebidos com traços modernistas e influências do Cubismo e Impressionismo. Eles retratam vidas de crianças e cenas de trabalho, onde o olhar atento do pintor revela não só aspectos árduos do labor, mas momentos de uma poética, na qual o trabalhador é o centro de sua reflexão estética. Outra grande marca da pintura de Mattos é a nudez feminina. Seus quadros com cenas de prostíbulos mostram que sensualidade e erotismo não deixam de ter seu contexto social.
Além de pintor, Orlando Mattos foi, também, um conceituado chargista e cartunista. Na década de 1960 ele trabalhou para vários órgãos de imprensa, entre eles a revista O Cruzeiro e jornal Folha de São Paulo.
Pérolas Negras – As fotos do artista Miro estão em exposição no MAP desde a semana passada. Elas revelam imagens de pessoas comuns, de imigrantes angolanos, e de artistas afro-brasileiros, como Zózimo Bulbul, Zezé Motta, Haroldo Costa, Luiz Melodia e Milton Gonçalves, entre outros.
A exposição chegou a Diadema por meio do Projeto Itinerâncias, do Sistema Estadual de Museus, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que tem como objetivo aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Antes ela passou pelo Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, quando no ano de 2012 foi aberta pela primeira vez ao público.
Miro é um dos mais importantes fotógrafos de moda e publicidade no Brasil. Para realizar as fotos e montar a exposição foi necessário um ano de trabalho e de pesquisa.
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO ORLANDO MATTOS – até 15/01/2015. Local: MAP/Diadema – Rua Graciosa 300, Centro. Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19 h e aos sábados, das 13h às 18 h. Entrada Gratuita.
EXPOSIÇÃO PÉROLAS NEGRAS – até 18/01/2015. Acervo Museu Afro-Brasil.
Local: MAP/Diadema – Rua Graciosa 300, Centro. Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19 h e aos sábados, das 13h às 18 h. Entrada Gratuita.