Braskem anuncia compra da Solvay Indupa
Mais do que dobrar a produção da Braskem no mercado de vinílicos, aquisição insere a empresa no mercado industrial argentino com o qual mantinha negociações comerciais
- Data: 18/12/2013 09:12
- Alterado: 18/12/2013 09:12
- Autor: Alex Faria
- Fonte: CDN/Reuters
Crédito:
A Braskem, maior produtora de polímeros das Américas e líder global de biopolímeros, anunciou nesta terça-feira a assinatura de um acordo com o grupo Solvay para a compra de 70,59% do capital votante e total da Solvay Indupa S.A.I.C. em uma operação que engloba o valor total da Solvay de US$ 290 milhões.
O anúncio da transação foi antecipado pela Reuters refletindo imediatamente na bolsa argentina. Anulando as perdas, as ações subiram terminando a sessão em alta de quase três por cento.
O negócio ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Como consequência da conclusão da operação, a Braskem deverá lançar oferta pública aos acionistas minoritários para a compra das ações da Solvay Indupa na Bolsa de Comercio de Buenos Aires.
A Solvay Indupa é produtora de PVC e soda e tem duas unidades industriais integradas a grandes mercados consumidores: uma em Santo André, SP, e outra em Bahía Blanca, na Província de Buenos Aires, produzindo 540 mil toneladas de PVC e 350 mil toneladas de soda. Agregada à produção da Braskem, passará a contar com capacidade de produção total de 1,25 milhão de toneladas de PVC e de 890 mil toneladas de soda anuais.
“O mercado de vinílicos é estratégico para nossa empresa. A Braskem investiu recentemente cerca de R$ 1 bilhão em uma fábrica de PVC em Alagoas inaugurada em 2012 visando atender ao forte crescimento da demanda dessa resina, associado à expansão do setor brasileiro de infraestrutura”, diz Carlos Fadigas, presidente da Braskem.