5 curiosidades sobre a prova do Enem
Falta pouco para a prova do Enem, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro; professor Daniel Ferretto, influenciador e fundador da plataforma Ferretto, lista pontos que nem todos sabem sobre o exame
- Data: 24/09/2023 09:09
- Alterado: 24/09/2023 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Canva
A pouco mais de 2 meses do Enem 2023, milhares de estudantes de todo o Brasil estão em “contagem regressiva” para a avaliação, que é a mais aguardada pelos candidatos que querem ingressar no ensino superior.
O exame costuma criar muita expectativa entre os alunos, já que, com o Enem, existem mais chances de ser aprovado no Vestibular. “A nota do exame pode ser aplicada no SISU, ProUni, FIES ou sistemas de bolsas de universidades particulares, ou seja, abre caminho para o aluno ingressar em uma universidade”, explica Daniel Ferretto, da plataforma Professor Ferretto – canal 100% online que tem foco na preparação para o Enem e vestibulares, contempla todo o conteúdo do ensino médio e conta com cerca de 50 mil alunos de todo o Brasil.
A prova do Enem já está chegando na sua 25ª edição, mas nem sempre foi aplicada no modelo e da forma como conhecemos hoje. “Ao longo dos anos, o exame foi evoluindo e sofrendo atualizações”, comenta Ferretto.
Pensando nisso, o professor e influenciador listou 5 curiosidades sobre o Enem:
1- Redação avaliada por dois corretores
A redação do Enem é avaliada por dois corretores independentes, e se houver uma grande discrepância entre as notas atribuídas, uma terceira avaliação é feita. “O processo de correção é feito dessa maneira para assegurar uma nota mais justa e imparcial, reduzindo a probabilidade de erros ou viés”, explica Ferretto.
2- Ampla abrangência
O Enem não é apenas utilizado para ingresso em universidades. Ele também é usado para fins de certificação do ensino médio, participação em programas de financiamento estudantil, como o FIES, e para ingresso em programas do governo, como o SISU. “Essa amplitude do vestibular fez com que o exame se tornasse um instrumento multifuncional, abrindo portas em diversas dimensões, demonstrando seu impacto positivo na educação brasileira”, comenta ele.
3- Isenção na taxa de inscrição
A isenção de taxa foi criada para que alunos que não têm condições financeiras não fossem excluídos de fazer a prova. Esse é benefício destinado apenas para estudantes de baixa renda que desejam participar do exame. “Esse programa de isenção visa garantir a acessibilidade de todos os estudantes, independentemente de sua situação econômica”, diz Ferretto.
4- Questões interdisciplinares
O vestibular é conhecido por apresentar questões interdisciplinares, que exigem a aplicação de conhecimentos de diversas áreas em um único problema. “Essas questões desafiam os estudantes a aplicarem conhecimentos de diferentes áreas em uma única situação-problema, incentivando a visão integrada do conhecimento e a habilidade de resolver problemas complexos, características essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional”, esclarece o professor.
5- Enem passará a ser 100% digital a partir de 2026
Em 2019, foi anunciado mais um modelo de prova: o Enem Digital. Este formato ainda está em fases de testes, e os candidatos podem escolher qual modelo desejam, mas a previsão é que, em 2026, o único modelo do exame seja o digital.
“Ainda é incerto se a versão digital irá facilitar a vida do candidato ou não, existem alguns contras, como o analfabetismo digital e a dificuldade de acesso à internet. Mas essa modalidade promete questões interativas, que podem melhorar o desempenho e as notas. Ainda precisamos de mais testes para saber se será de fato uma boa opção”, finaliza o professor Ferretto.