40 jovens da Fundação CASA prestam vestibular da Fatec
Provas para as Faculdades de Tecnologia acontecem no domingo (25); foco é obter formação para o mercado de trabalho
- Data: 06/01/2023 14:01
- Alterado: 06/01/2023 14:01
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação CASA
Crédito:Divulgação
Um grupo de 47 adolescentes que cumprem (ou cumpriram) medida socioeducativa de internação em 31 centros da Fundação CASA de 19 municípios paulistas prestam no próximo domingo (25), a partir das 13h, o vestibular para as Faculdades de Tecnologia (Fatec). Há candidatos da Região Metropolitana de São Paulo, litoral e interior.
O objetivo é obter uma formação de nível superior na área tecnológica, de forma que colabore na inserção no mercado de trabalho e, assim, dê um novo sentido para o próprio futuro.
Os candidatos advêm dos seguintes centros socioeducativos e municípios: CASAs Rio Paraná, Topázio, Itaquera, Rio Tâmisa, Bom Retiro, Pirituba, Jardim São Luiz II, São Paulo, Paulista e Governador Mário Covas, em São Paulo; Osasco I, em Osasco; São Bernardo II, em São Bernardo do Campo; Santo André I, em Santo André; Diadema; Itaquaquecetuba; Arujá; Mongaguá; Praia Grande I, em Praia Grande; Vila de São Vicente, em São Vicente; Franca; Sertãozinho; Taquaritinga; Rio Novo, em Iaras; Sorocaba I e III, em Sorocaba; Limeira; Maestro Carlos Gomes, em Campinas; Laranjeiras e Mogi Mirim, em Mogi Mirim; e Irapuru I e II, em Irapuru.
Para o primeiro semestre de 2023, dos 40 jovens da Fundação CASA inscritos para prestar a prova, realizada em janeiro deste ano, 19 foram aprovados.
O Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado que administra as 76 Faculdades de Tecnologia e 224 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), concedeu isenção na inscrição dos jovens da Fundação CASA para este novo vestibular, na parceria entre as duas instituições.
Segundo o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, os adolescentes em internação participam da ampla concorrência. “A isenção é um instrumento que o Centro Paula Souza concede aos jovens da Fundação CASA para que possam concorrer e demonstrar, na prova escrita, o conhecimento como qualquer outro candidato”, explica.
A maioria absoluta dos candidatos da Instituição é concluinte do Ensino Básico. Entre os cursos oferecidos, os jovens da Fundação CASA optaram por 15 formações, sendo que a maioria se focou nas áreas ligadas à indústria 4.0, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial.
Entre as opções escolhidas, há ainda candidatos para Comércio Exterior, Gestão e Tecnologia da Informação, Gestão Hospitalar, Gestão Portuária, Agronegócio, Cosmético, Desenvolvimento de Software Multiplataforma, Eventos, Informática para Negócios, Instalações Elétricas, Mecânica – Processo de Produção e Projetos Mecânicos.