3M do Brasil promove IV Mostra 3M de Arte Digital
Filosofia de vanguarda, inovação e tecnologia são alguns dos atributos que a empresa transpôs para evento que ocorrerá no Instituto Tomie Ohtake
- Data: 03/10/2013 16:10
- Alterado: 03/10/2013 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: Andreoli
A empresa 3M, reconhecida mundialmente pela inovação e por incentivar o processo colaborativo entre seus funcionários em busca de novas práticas, vira referência no cenário cultural da arte paulistana por meio do projeto intitulado ‘Mostra 3M de Arte Digital’. Em sua quarta edição, a Mostra, que neste ano apresenta o tema “Ficções Radicais”, será realizada pelo segundo ano consecutivo, no conceituado Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, entre 09/10 e 03/11, com entrada franca.
“A 3M colabora anualmente, de forma intensa, para a evolução da Mostra, buscando inspirar e promover a liberdade criativa, o exercício de novos olhares e possibilidades e a diversidade de conexões, sob o impacto da tecnologia, em sintonia com a essência de inovação 3M. Ao fazer este patrocínio cultural, a empresa reforça o apoio à criatividade, inovação e disseminação da cultura, conhecimento e lazer, fatores importantes para o desenvolvimento social e cultural da população. Acreditamos que o público vai gostar muito, pois terá a oportunidade de apreciar obras inusitadas e interativas”, completa Luiz Serafim, gerente de Marketing Corporativo da 3M do Brasil.
A artista midiática Gisela Domschke é a curadora responsável pelos 20 projetos que serão apresentados na IV Mostra 3M de Arte Digital. Segundo Domschke, a ficção é uma forma de narrativa que lida com eventos não (ainda) factuais, que nos permite explorar as possibilidades de nossos desejos, a fim de entender o que são hoje as limitações. “Isso ajuda a dar um passo para além da estrutura rígida de nossa forma de vida e olhar para as suas complexidades de uma certa distância”, completa.
“Queremos que as pessoas visitem a Mostra e percebam que arte digital compreende muito mais que tecnologia e pode ser uma experiência entre o inusitado e o cotidiano”, finaliza Serafim. As edições anteriores receberam um total de mais de 85.000 visitantes. A expectativa para a Mostra deste ano é de receber um público de cerca de 50.000 pessoas.
Entre os artistas que apresentarão suas obras, Charles Csuri, artista norte-americano pioneiro da arte digital, trará sua icônica obra ‘Random War, 1967’. Já o brasileiro Paulo Bruscky colocará o cotidiano “à prova” com a obra ” Máquina de Filmar Sonhos (1977)”. Além desses artistas, a Mostra contará com outros artistas internacionais e brasileiros como Marcelo Zocchio, Mario Ramiro e Gabriela Greeb, Ricardo de Castro, Arnaldo Antunes com o trabalho sonoro Oráculo (2009) e o paulista Fernando Velázquez.
Serviço
IV Mostra 3M de Arte Digital
Local: Instituto Tomie Ohtake (Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros – São Paulo/SP)
Data: 09/10 a 03/11/2013
Horário: das 11h às 20h (terça a domingo)
Entrada: Gratuita
Patrocínio: 3M
Realização: Elo3 Integração Empresarial