1ª rodovia a adotar rampa de escape no Brasil já teve equipamentos acionados 918 vezes
Via Anchieta possui duas áreas para parada segura de caminhões sem freio. Uma dessas áreas foi a primeira implantada no país
- Data: 26/08/2022 21:08
- Alterado: 26/08/2022 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: EcoVias
Crédito:Divulgação
Prestes a completar oito anos, a segunda rampa de escape da Via Anchieta, instalada em 27 de agosto de 2014 no km 49, já foi acionada 133 vezes, o que significa mais de uma centena de acidentes evitados e vidas salvas. O número fica ainda mais impressionante quando somamos os dados da primeira área de escape do Brasil, instalada em março de 2000, no km 42,6 da mesma rodovia. Juntos, os dois equipamentos de segurança já foram acionados 918 vezes.
Instalados em locais estratégicos pela Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, os equipamentos contam com tecnologia de ponta para que, não apenas o veículo desgovernado possa parar em segurança, mas também as equipes de atendimento da empresa sejam imediatamente acionadas para apoio.
As rampas de escape permitem a parada completa de veículos, mesmo os mais pesados e em alta velocidade, graças à sua inclinação contrária à da pista e ao preenchimento com argila expandida. O material faz com o veículo rapidamente afunde e não consiga mais se movimentar. A estrutura tem 85,4 metros de extensão, cinco metros de largura e aproximadamente um metro de profundidade.
“É uma estrutura muito importante para este trecho de serra, que recebe a circulação de mais de 10 mil veículos pesados por dia. A inclinação e a extensão da pista exigem bastante dos freios, que caso não estejam com a manutenção em dia ou não sejam usados da forma correta, podem ficar sobrecarregados”, explica Fernando Ferreira, gerente de Operações da Ecovias e da Ecopistas.
Foi por observar esse risco de acidentes que a Ecovias sugeriu, em 2014, a implantação da segunda rampa de escape, já na parte final do trecho de serra, no km 49 da Via Anchieta. “Esse equipamento não estava previsto em nosso contrato, mas estudos feitos pelo nosso Programa de Redução de Acidentes (PRA) mostraram sua necessidade. Aprovamos então com a Artesp e implantamos a nova estrutura, que é menos acionada que a anterior, mas mesmo assim, já salvou mais de 100 vidas nestes oito anos”, completa o gerente.
As estruturas são sinalizadas por placas e contam com iluminação para que sejam visualizadas a distância. Os locais também são monitorados por câmeras inteligentes interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) e que emitem um alerta sempre que algum veículo entrar no local. Com a imagem projetada nas telas dos computadores, a concessionária envia os recursos necessários para socorrer o condutor e retirar o veículo do local de maneira rápida e segura. Para os casos de incidentes com veículos portadores de carga líquida, a rampa conta com um sistema de drenagem e armazenamento, o que impede que o resíduo cause danos ao meio ambiente.