São Caetano firma parceria educacional com Fundação Lemann
“O que nos animou em assinar esta parceria foi o compromisso da rede de ensino de São Caetano em não descansar até que as crianças aprendam o máximo possível”
- Data: 02/04/2013 12:04
- Alterado: 02/04/2013 12:04
- Autor: Alexandre Costa
- Fonte: PMSCS
Crédito:
A Prefeitura de São Caetano do Sul assinou nesta segunda-feira (1/4) o Termo de Parceria com a Fundação Lemann, que garantirá à cidade investimentos na área da capacitação de gestores da Educação e também um reforço no aprendizado de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O evento de oficialização da cooperação entre o Governo Municipal e a organização sem-fins lucrativos foi realizado no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, no Bairro Barcelona, e contou com a participação de educadores e estudantes.
A assessora especial Gislaine Pinheiro Xavier afirmou que a Prefeitura de São Caetano está satisfeita por ter sido escolhida para receber a parceria. “A Fundação Lemann pode ter certeza que terá muito orgulho em apoiar a Educação sancaetanense, pois nossos educadores e estudantes vão se empenhar ao máximo para levar São Caetano a um futuro brilhante”, declarou. O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, ressaltou que sua equipe está muito motivada com a parceria. “São Caetano pode contar com nosso apoio.”
“O que nos animou em assinar esta parceria foi o compromisso da rede de ensino de São Caetano em não descansar até que as crianças aprendam o máximo possível”, explicou Denis Mizne. A formação dos gestores escolares sancaetanenses pela Fundação Lemann já está em andamento pelo Programa Técnicas Didáticas, que oferecerá ao todo 147 horas de atividades de capacitação para gestores das escolas sancaetanenses nos próximos 18 meses. “Este programa é uma forma de darmos suporte para que os professores consigam dar a melhor aula possível aos alunos”, destacou.
Outra vertente da parceria da Prefeitura de São Caetano com a Fundação Lemann é o acesso às consagradas aulas da Khan Academy. Para tanto, a Fundação doou 170 computadores portáteis para sete escolas da cidade implantarem o Laboratório Móvel de Matemática, que vai difundir as vídeoaulas do professor Salman Khan, e também treinou os professores para o seu uso. “A tecnologia pode ser uma aliada do ensino, desde que seja pensada em conjunto com o projeto de aprendizado das escolas. O que queremos com este programa é tornar a Matemática ainda mais legal e mais desafiadora às crianças, utilizando a lógica de game que tanto atrai os jovens”, avaliou Denis Mizne.
Prioridade – O secretário municipal da Educação de São Caetano, Daniel Belluci Contro, ressaltou que a qualidade do ensino tem de ser uma prioridade nacional. “O sucesso da Educação no Brasil não será obra de um vereador, um prefeito, um governador ou um presidente. Terá de ser obra da sociedade civil organizada, de todos os atores do País”. Contro elogiou o trabalho do diretor do Cecape, André Stábile, responsável pela parceria da Prefeitura com a Fundação Lemann, e agradeceu pelo apoio da instituição aos cerca de 20 mil estudantes da rede municipal de São Caetano.
André Stábile lembrou que a Fundação Lemann vai financiar totalmente os programas implementados em São Caetano, sem custo algum para a Prefeitura. “A Fundação Lemann é o parceiro institucional mais importante do País. Este compromisso dela com nossa cidade nos deixa muito mais seguros de que, em nosso município, nenhuma criança será deixada para trás em seu direito de aprender”, concluiu o responsável pelas parcerias da secretaria da Educação da Prefeitura.
Evento – Neste sábado (6/4), a partir das 14 horas, a Educação de São Caetano promove um grande evento para receber o educador português José Pacheco, criador da inovadora Escola da Ponte. Ele ministrará palestra durante o 1º Diálogo Sobre Educação de São Caetano do Sul, que ocorrerá no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria) – o evento é gratuito e aberto ao público, e contará também com a presença do professor brasileiro Celso Vasconcellos. O telefone para informações é 4224-2400.