Esforço coletivo

Na Lat.Bus Transpúblico 2018, setor de transporte coletivo rodoviário de passageiros tenta mostrar seu poder de reação após a longa crise

  • Data: 01/08/2018 08:08
  • Alterado: 01/08/2018 08:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: Agência AutoMotrix
Esforço coletivo

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De janeiro a junho, a indústria brasileira de ônibus emplacou 9,9% mais veículos que nos seis primeiros meses de 2017 – que foi um dos piores anos da década. Mas otimismo é a palavra que melhor define a Lat.Bus Transpúblico 2018 – Feira Latino-Americana do Transporte, realizada de 31 de julho a 2 de agosto no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e com a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus). Mais de 80 expositores, entre fabricantes de chassis, encarroçadoras e prestadores de serviço ligados ao transporte coletivo de passageiros, aproveitaram para divulgar suas tecnologias e seus produtos para os empresários do setor de ônibus de toda a América Latina que vieram a São Paulo para visitar a exposição.

Além das questões que historicamente sempre acompanham o setor de transporte em todo o mundo – como segurança e redução de custos –, os temas mais valorizados pelas empresas de transporte coletivo são basicamente os mesmos atualmente em alta no transporte de cargas: conectividade, sistemas autônomos e eletrificação. Em termos de conectividade e sistemas autônomos, as principais novidades ficaram por conta da Mercedes-Benz e da Volvo. A marca alemã, que lidera o mercado brasileiro de chassis de ônibus com mais de 60% de participação, aproveitou o evento para demonstrar as potencialidades da inédita Moovel, plataforma integradora que permite ao usuário não somente comparar vários meios de transporte urbano, como também reservar e pagar diretamente por meio do aplicativo. Já os suecos apresentaram o I-Coaching, um treinador virtual que ajuda o motorista a dirigir de forma mais econômica e segura.

Quanto às tecnologias de direção autônoma, a marca da estrela de três pontas apresentou o piloto automático adaptativo ACC, um opcional dos ônibus rodoviários O 500 RS e RSD. Por meio de sensores na dianteira, o ACC ajuda o motorista a manter o ônibus em uma distância segura em relação ao veículo que vai à frente, freando ou acelerando automaticamente o veículo. Em caso de impacto iminente, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação de forma autônoma para frear o veículo. A Volvo contra-atacou com o SSA (Sistema de Segurança Ativa), um conjunto de tecnologias para ônibus rodoviários que inclui avisos visuais e sonoros contra colisões frontais (Forward Collision Warning), aviso de mudança de involuntária faixa (Lane Keeping Support) e freio de emergência automático em caso de risco iminente de colisões frontais (Emergency Brake).

Já quando o assunto é eletrificação, o destaque foi a BYD. A marca chinesa, que tem uma fábrica na cidade paulista de Campinas onde monta em CKD chassis de ônibus elétricos, exibiu os chassis D7M 15.250, D9A 20.410 e D9W 20.410. Fora de seu estande, a BYD se destacou também no da Volare, como responsável pelo chassi do ônibus elétrico Access-E.

Se muitas pautas são comuns entre o transporte de passageiros e o de cargas, em pelo menos dois assuntos a valorização é maior entre os ônibus – o design e o conforto. Os departamentos de estilo das encarroçadoras brasileiras colocaram a criatividade em ação para desenvolver algumas das atrações da Lat.Bus Transpúblico 2018. Entre os modelos esteticamente mais bem sucedidos do evento estavam a nova linha rodoviária Marcopolo New G7, o Neobus Spectrum 325, o Busscar Vissta Buss DD e o elétrico Volare Access-E.

DESTAQUES DA LAT.BUS TRANSPÚBLICO 2018

Ônibus rodoviário Mercedes-Benz O 500 RS com sistema autônomo ACC
O piloto automático adaptativo ACC passa a ser oferecido como opcional nos ônibus rodoviários O 500 RS e RSD. Sensores na dianteira permitem ao ACC ajudar o motorista a manter o ônibus em uma distância segura em relação ao veículo que vai à frente, freando ou acelerando automaticamente. Se o impacto for iminente e o condutor não reagir, o sistema freia o veículo. Independentemente da ativação do ACC, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear. Basta usar os pedais.

Nova linha rodoviária Marcopolo New G7
Segundo a encarroçadora gaúcha Marcopolo, a linha New G7 foi concebida para proporcionar a melhor experiência de viagem para o passageiro, com maior conforto e segurança, para o motorista, pela dirigibilidade e ergonomia, e também para o frotista, pelo elevado padrão de sofisticação. “O aprimoramento da linha de rodoviários reúne avanços apontados por nossos clientes e seus passageiros. O resultado é uma linha de produtos que valoriza o prazer de viajar de ônibus e mantém o desempenho já reconhecido pelos frotistas”, reforça Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo.

Micro-ônibus Volkswagen 9160 OD Urban
Como parte das comemorações pelos seus 25 anos, a linha Volksbus estreia o 9.160 OD Urban, com configuração mais robusta. Segundo a MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, o chassi chega para atender às periferias dos grandes centros urbanos. Com o novo eixo Meritor MS 15-124, mais reforçado, o Volksbus 9.160 Urban é uma versão aprimorada de seu antecessor, o Plus. Tem ganho em seu peso bruto total (PBT), que passa de 9,2 para 9,4 toneladas. O micro-ônibus também dispõe de reforço nas molas traseiras. O Volksbus 9.160 Urban está disponível com entre-eixos de 4,3 metros para aplicação urbana e de 4,5 metros para as aplicações fretamento e turismo, permitindo carrocerias de até 9 metros.

Volvo Bus com Sistema de Segurança Ativa (SSA)
A Volvo Bus apresentou o SSA (Sistema de Segurança Ativa), dirigido para todas as configurações de chassis rodoviários da marca. O operador pode optar entre dois pacotes de segurança customizados pela Volvo. O pacote 1 inclui um sistema de aviso de mudança de faixa involuntária (Lane Keeping Support); um dispositivo para emitir avisos visuais e sonoros contra possíveis colisões frontais (Forward Collision Warning); um freio de emergência automático em situações de risco iminente de batidas frontais (Emergency Brake); e o piloto automático Adaptive Cruise Control, que mantém um distanciamento previamente definido pelo condutor do veículo a sua frente. Já o pacote 2 acrescenta o Heads Up Display, uma faixa vermelha de leds que aparece no para-brisa para uma visualização mais fácil do condutor da existência de um risco de impacto com outro veículo, e o Vibration Seat, banco do motorista com recurso vibratório, para avisar o condutor de um risco de impacto.

Ônibus BYD Volare Access-E
Além de apresentar os ônibus Fly e Attack, a Volare exibiu o Access-E. O ônibus elétrico já está em testes na cidade paulista de Santos. O modelo tem 250 quilômetros de autonomia com uma carga total que pode ser feita em apenas três horas, e recebeu uma configuração das baterias e do “powertrain” em uma posição que, segundo a Volare, proporciona maior eficiência, menores custos operacionais e redução do peso total. O ônibus tem chassi BYD D7M 15.250 e carroceria de 9 metros de comprimento, piso baixo, suspensão pneumática, motores nas rodas traseiras e capacidade para cerca de 45 passageiros (20 sentados e 25 em pé). Recebeu dois motores BYD de 90 kW de potência e 45,8 kgfm de torque máximo.

Chassi Scania K440 8×2
O mais vendido do segmento de ônibus rodoviários de 15 metros, uma das atuais tendências do mercado nacional, o K440 8×2 é o principal destaque do estande da marca sueca. No ano passado, 40% dos chassis rodoviários comercializados pela Scania tinham essa configuração. Também marca presença no evento o ônibus movido a GNV/biometano K280 6×2.

Ônibus Neobus Spectrum 325
O novo Spectrum 325 é o primeiro da Neobus desenvolvido para os segmentos de fretamento e rodoviário intermunicipal. Segundo a fabricante, o modelo incorpora ainda uma série de atributos para destacar ainda mais a extrema robustez, para proporcionar maior eficiência e rentabilidade ao operador, além de maior espaço interno para os passageiros.

Chassi BYD D9W 20.410
O chassi da marca chinesa montado em Campinas já entrou para a história da indústria automotiva nacional no ano passado, ao ser adotado no primeiro ônibus 100% elétrico “made in Brazil”. O motor BYD 2912TZ-XY-A está integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro – são motores síncronos de 148 cavalos de potência nominal cada. Os freios a disco regenerativos ajudam a ampliar a autonomia do veículo, que pode utilizar carrocerias com até 13,2 metros de comprimento.

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