Consórcio debate perspectivas de desenvolvimento da indústria do ABC
Durante seminário, secretário executivo Fabio Palacio falou sobre processo de implementação e estruturação do Polo Tecnológico do Grande ABC
- Data: 26/05/2017 13:05
- Alterado: 16/08/2023 02:08
- Autor: Rodolfo Albiero
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Secretário executivo Fabio Palacio durante III Seminário Dia da Indústria
Crédito:Rogério Lorenzoni/Cofip
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quinta-feira (25), do III Seminário Dia da Indústria, realizado em Santo André. O evento, organizado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip), promoveu debates sobre oportunidades para o desenvolvimento da indústria nas sete cidades.
Na abertura do seminário, o presidente do Cofip ABC, Claudemir Peres, ressaltou o pioneirismo da região na atividade petroquímica, graças à inauguração do Polo de Capuava, em Mauá, há 45 anos, o primeiro do setor no país. No entanto, acrescentou, a indústria química enfrenta desafios diante do cenário econômico atual, assim como todos os segmentos do mercado. “Neste ambiente, buscamos soluções que possibilitem o crescimento sustentável das empresas e estimulem o desenvolvimento do polo petroquímico e de sua cadeia de valor”, disse Peres.
O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, afirmou que o processo de implementação do Polo Tecnológico do Grande ABC está estruturado no potencial da indústria regional. “A indústria química é um dos principais pilares do Polo Tecnológico pela sua característica transversal, pois está presente em praticamente todos os itens produzidos e consumido no país. Estamos preparando o ABC para a retomada do desenvolvimento econômico, projetando-o como um ambiente propício para receber os investimentos”, explicou.
O seminário contou ainda com representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento da região, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Cofip de Triunfo-RS e da Universidade Federal do ABC (UFABC).