ABC marca presença em evento de Mobilidade Elétrica na Capital
Ônibus elétrico Dual Bus participou de carreata e será testado pela Eletra no Corredor ABD nesta semana
- Data: 30/05/2017 08:05
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Jessica Marques
Dual Bus é destaque no Dia da Mobilidade Elétrica
Crédito:
O Dia da Mobilidade Elétrica foi celebrado na Capital no último sábado (27/05) e contou com a presença de ideias inovadoras vindas do ABC. Um veículo apresentado na ocasião será testado para fazer transporte de passageiros na região. O evento, organizado pela ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) tem como principal objetivo chamar a atenção do poder público para a importância ambiental e socioeconômica de veículos híbridos e elétricos.
As inovações saíram em carreata partindo da Praça Amadeu Amaral, na Rua Treze de Maio, com destino à Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, passando pela Avenida Paulista. Um dos destaques foi o Dual Bus, ônibus elétrico desenvolvido pela empresa Eletra, que tem sede em São Bernardo do Campo. A novidade ainda não circula comercialmente, mas será testada nas linhas operadas pela concessionária Metra no Corredor ABD nesta semana.
Além da questão ambiental, outra vantagem dos veículos elétricos está diretamente relacionada ao conforto do passageiro, conforme apontou a gerente comercial da Eletra, Ieda Alves Oliveira. “No Corredor ABD, fizemos várias pesquisas. O passageiro prefere andar de trólebus por causa do silêncio. Os ônibus elétricos ou híbridos têm aceleração controlada e é um outro nível de conforto para o usuário”, pontuou.
O Dual Bus é articulado, possui 23 metros, capacidade para 153 passageiros e emite 95% menos poluentes do que um ônibus a diesel comum. “Quando está operando como híbrido ou elétrico, as baterias também são recarregadas nas frenagens por meio de um sistema conhecido como Kers, sigla em inglês para sistema de recuperação de energia cinética. Quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias. O ônibus pode rodar até 20 quilômetros como elétrico puro, utilizando somente a energia das baterias”, informou a Eletra, em nota.
###OUTRAS INOVAÇÕES
No evento, outras empresas também apresentaram as novidades, inclusive montadoras que têm polo de produção no ABC. A Mercedes-Benz levou o modelo Smart Fortwo Electric Drive; o Ford Fusion Hybrid também participou da carreata; e a Volkswagen participou com o plug-in híbrido Golf GTE.
Na Praça Charles Miller, foi inaugurado o primeiro eletroposto público da cidade de São Paulo, entregue pela empresa BYD. No novo dispositivo, proprietários de veículos elétricos podem recarregar as baterias do carro com uma conexão.
###GARAGEM ABERTA
O primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira, lançado em 1999 pela Eletra, transportou amantes do transporte público de São Bernardo até o local da carreata, na Capital, gratuitamente. O passeio foi realizado em comemoração aos 20 anos da Metra e partiu da garagem, que fica na parada Cecom.
Os passageiros foram escolhidos por meio de um sorteio feito pelo Facebook. Antes de partir, os sorteados participaram da edição Garagem Aberta da Metra, onde puderam conhecer o local em que os ônibus e trólebus ficam estacionados. “Foi uma das melhores visitas que eu já fui. Achei massa ter ido para a carreata do Dia da Mobilidade Elétrica no veículo híbrido da Metra”, afirmou o estudante Felipe Silva Melo, 16 anos, que pretende ser motorista de ônibus.