Vôlei de Praia: CBV antecipa preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016
Equipe fica completa com a convocação das duplas titulares Evandro/Pedro Solberg e Ágatha/Bárbara Seixas e das reservas Ricardo/Emanuel e Juliana/Maria Elisa
- Data: 16/09/2015 14:09
- Alterado: 16/09/2015 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: CBV
Crédito:
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou, nesta quarta-feira (16.09), o planejamento de preparação das equipes brasileiras de vôlei de praia para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a composição da delegação em cada naipe, masculino e feminino. Foram convocadas como titulares as duplas Evandro/Pedro Solberg (RJ), no masculino, e Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), no feminino, e ainda como reservas Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Juliana/Maria Elisa (CE/PE). Por terem terminado em primeiro na Corrida Olímpica Brasileira, Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Larissa/Talita (PA/AL) já tinham sido convocadas.
O anúncio da composição da equipe brasileira de vôlei de praia, anteriormente previsto para janeiro de 2016, foi antecipado pela CBV para fortalecer a preparação olímpica, que terá seu início mais cedo. “Nossa decisão de antecipar a convocação faz com que as duplas convocadas hoje (16.01) possam igualmente antecipar seu planejamento em igualdades de condições com as duplas definidas na semana passada, em lugar de terem que aguardar até janeiro. Esses meses a mais serão importantes para uma boa preparação olímpica”, explicou Fulvio Danilas, diretor de vôlei de praia da CBV, acrescentando que um planejamento definitivo de preparação será montado a partir destas conversas e da divulgação do calendário de competições da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) de 2016, que acontecerá em meados de outubro. “Hoje mesmo já tivemos nossa primeira reunião preliminar.”
O corpo técnico da CBV chegou à composição da equipe brasileira após analisar a performance técnica dos atletas participantes na Corrida Olímpica e em toda a temporada internacional. Também considerou fatores físicos e psicológicos e os confrontos com as equipes estrangeiras mais bem colocadas no Ranking Mundial. “Podemos garantir que o Brasil estará muito bem representado na modalidade, pois todas as seis duplas, as quatro titulares e as duas reservas, são excelentes. Temos certeza de que vamos honrar a tradição de grandes participações brasileiras em Jogos Olímpicos, e desta vez na nossa casa”, comentou Fulvio Danilas.
Será a primeira participação olímpica de Evandro/Pedro Solberg (RJ), atuais vice-líderes do Circuito Mundial 2015, e de Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), que lideram o ranking do tour internacional. As duas duplas terminaram a Corrida Olímpica Brasileira na segunda posição em seus naipes. A paranaense e a carioca foram campeãs do Campeonato Mundial da Holanda, enquanto o time carioca ficou com a medalha de bronze na mesma competição.